Mauricio Cruz Gontijo

Coordenador de Marketing e Operações
  • Membro desde, 05/10/2018
  • Parque da Hípica, Campinas (SP) - 13092-621
  • Idade 45 anos
  • Gênero Masculino
  • Estado civil Casado(a)
  • Educação Pós-graduado
  • Experiência Sim
  • Idiomas Inglês, Espanhol

AREAS DE CONHECIMENTO 

. OPERAÇÕES E ESTRATÉGIAS EM ESPORTES: negociação de parcerias e patrocínios; coordenação, negociação de fornecedores, supervisão e operação de eventos; análise de indicadores, prestação de contas e relatórios; projetos de Lei de Incentivo

. MARKETING E COMUNICAÇÃO: análise e entendimento de mercados/consumidores, estratégias; acompanhamento de fornecedores e elaboração de campanhas (agências, assessoria de imprensa, gráficas); elaboração de plano de marketing 360°

. TRADE MARKETING - contato com agências, ações de incentivo PDV, campanhas de sell-in e sell-out; treinamentos de key accounts, análises de tendências de vendas; avaliação de portfólio e SKUs, organização de eventos e feiras

FORMAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÕES:

. ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESPORTIVA, Trevisan Escola de Negócios – 2009

. ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS (CEAG), EAESP/FGV-SP – 2000

GRADUAÇÃO:

. COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA, PUC – Campinas – 1997

CURSOS COMPLEMENTARES:

. Trade Marketing, FIA (2007)

. Comportamento do Consumidor, EAESP/FGV (2007)

. Patrocínio Esportivo – Uniban (2005)

. Marketing Research, Bentley College - Waltham, MA - EUA (1996)

. Management - Organization & Behavior, Bentley College - Waltham, MA - EUA (1996)

Idiomas: Inglês fluente e Espanhol avançado

Informática: usuário avançado de pacote Office (Word, Power Point, Excel), SAP

EXPERIÊNCIA NA ÁREA ESPORTIVA:

. Jogos Olímpicos Rio 2016: attaché Basquete Masculino Brasil (apoio full-time ao Coordenador da equipe)

. Copa do Mundo FIFA Brasil 2014: Protocolo, VIP e VVIP, São Paulo (recepção, acompanhamento e apoio)

. Jogos Olímpicos Londres 2012: attaché Basquete Masculino Brasil (apoio full-time ao Coordenador da equipe)

. Copa do Mundo FIFA África do Sul 2010: Spectators Services, Cape Town (operação de atendimento aos torcedores)

. Jogos Universitários Brasileiros 2011: Supervisor de Arena, Campinas SP

. A.A. Ponte Preta: Relacionamento com patrocinadores, controle de material esportivo, operação de Match Day

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

COORDENADOR DE MARKETING ESPORTIVO | Associação Atlética Ponte Preta, Agosto/2017 a atual

. Relacionamento com patrocinadores; planejamento e implementação de ações para promoção de patrocínios; ativação e controle de contrapartidas, operação de Match Day

. Gestão de contratos, controle de budget e indicadores

. Atendimento de necessidades do Depto. de Futebol; controle de material e negociações com fornecedor de materiais esportivos

ESPECIALISTA DE MARKETING E RELACIONAMENTO ESPORTIVO | Gadel Sports, Outubro/2016 a Agosto/2017

. Planejamento de demanda de materiais esportivos e atendimento dos clubes Ponte Preta, Figueirense e Coritiba; gestão direta junto aos departamentos de Marketing e/ou Futebol Profissional dos clubes e Adidas do Brasil

. Negociação e venda de produtos oficiais Adidas / A.A. Ponte Preta no varejo

COORDENADOR DE PROJETOS | Tríade GMS Marketing, Comunicação e Estratégia, Janeiro/2015 a Setembro/2016

. Projetos de planejamento, comunicação e marketing esportivo, atendendo clientes industriais e de bens de consumo

COORDENADOR DE MARKETING E COMUNICAÇÃO | Contech Produtos Biodegradáveis, Março/2013 a Julho/2014

. Desenvolvimento e execução de plano estratégico, elaboração e controle de budget, coordenação de comunicação off-line e on-line, plano de mídia, organização de eventos e feiras, gestão de pesquisa de satisfação e relacionamento com clientes

COORDENADOR DE PROJETOS | Tríade Esportes, Janeiro/2010 a Dezembro/2012

. Captação de recursos (direto e incentivado), comercialização de projetos, organização de eventos

ANALISTA DE PRODUTO | Casa KM (Grupo Davene Cosméticos), Janeiro/2008 a Dezembro/2009

. Gerenciamento de categorias de produto ‘Lavanderia’ e ‘Pisos’ – entendimento de mercado, calendário de lançamentos e manutenção das marcas, comunicação (briefings, aprovações e mídia), análise Nielsen, gestão de portfólio.

ANALISTA DE TRADE MKT | Casa KM (Grupo Davene Cosméticos), Janeiro a Dezembro/2007

. Relacionamento com trade, gestão de materiais e campanhas de PDV, ações sell-in e sell-out, calendário promocional, gestão de eventos e treinamento de equipes comerciais

ACCOUNT MANAGER | S/A estratégia, gestão e marketing, Setembro/2004 a Dezembro/2006

. Atendimento contínuo aos clientes; gestão dos projetos da consultoria - análises de viabilidade, operações de controle, planos estratégicos, treinamentos (principais clientes: Votorantim Agroindustrial, MWV Rigesa, Benteler Automotive, Haver & Boecker)

ANALISTA DE MARKETING | PST Electronics, Janeiro/2003 a Maio/2004

. Gerenciamento de categorias ‘alarmes’ (carros e motos) - entendimento de mercado, desenvolvimento de produtos, embalagens e plano de marketing; elaboração de plano de comunicação e mídia; organização de feiras e eventos

ANALISTA DE MARKETING E TRADE | International Paper do Brasil, Outubro/1999 a Dezembro/2002

. Entendimento contínuo do mercado, desenvolvimento de planos de marketing e comunicação e campanhas de incentivo para distribuidores e lojistas; Planejamento e coordenação de pesquisas de mercado

TRAINEE VENDAS INTERNACIONAIS | International Paper do Brasil, Abril/1998 a Setembro/1999

. Contato com clientes externos para acompanhamento de pedidos e análise de números de vendas

. Assistente no projeto dos Papéis HP para América Latina: performance de vendas e planejamento de comunicação com trade

ASSISTENTE DE PROJETOS | Interact Resposta Direta (Grupo SM), Março a Dezembro/1997

. Atuação no projeto de expansão da NET SP – responsável por pesquisa de mercado e plano de ações de mídia

MÍDIA | DMC Propaganda, Maio/1995 a Junho/1996

. Responsável pelo planejamento, negociação, execução e controle dos planos de mídia junto aos veículos e clientes

Educação

  • Especialização em Gestão e Marketing do Esporte
    01-2008 - 09-2009 Trevisan Escola de Negócios

  • CEAG - Curso de Especialização em Administração para Graduados
    08-1998 - 12-2000 EAESP / FGV

  • Publicidade e Propaganda
    02-1993 - 12-1997 PUC Campinas

Experiência

  • 08-2017 - Atual
    Coordenador de Marketing
    Associação Atlética Ponte Preta

    Relacionamento com patrocinadores; planejamento e implementação de ações para promoção de patrocínios

    Ativação e controle de contrapartidas

    Gestão de contratos, controle de budget e indicadores

    Operação de match Day

    Desenvolvimento e aplicação de novos projetos

    Atendimento de necessidades do Depto de Futebol

    Controle de peças ‘promocionais’ e negociações com fornecedor de materiais esportivos (adidas e Topper)


  • 10-2016 - 08-2017
    Especialista de Marketing e Relações Esportivas
    Gadel Sports

    Atuação direta no atendimento a clubes de futebol e varejo esportivo, tendo como atividades principais:

    Planejamento de demanda de materiais esportivos e atendimento dos clubes Ponte Preta, Figueirense e Coritiba

    Gestão direta junto aos departamentos de Marketing e/ou Futebol Profissional dos clubes

    Relacionamento e planejamento de processos e entregas de material promocionais dos clubes junto à adidas do Brasil

    Negociação e venda de produtos oficiais adidas / A.A. Ponte Preta


  • 01-2015 - 09-2016
    Coordenador de Projetos / Autônomo
    Tríade GSM

    Projetos de planejamento, comunicação e marketing esportivo, atendendo clientes industriais e de bens de consumo

    Atuação como prestador de serviços em estratégia para agências de propaganda e comunicação de diferentes portes.


  • 03-2013 - 07-2014
    Coordenador de Marketing e Comunicação
    Contech Produtos Biodegradáveis

    Relacionamento com clientes (papel e celulose)

    Desenvolvimento e execução de plano estratégico, elaboração e controle de budget, coordenação de comunicação off-line e on-line, plano de mídia, organização de eventos e feiras, gestão de pesquisa de satisfação de clientes

  • 01-2010 - 12-2012
    Coordenador de Projetos Esportivos
    Tríade Esportes

    Organização e execução de projetos esportivos: planejamento para captação de recursos e comercialização de projetos, elaboração de projetos de leis de incentivo e eventos; relacionamento com patrocinadores

  • 01-2008 - 12-2009
    Analista de Produto
    Casa KM

    Gerenciamento de categoria de produto ‘Lavanderia’ e ‘Pisos’ – entendimento de mercado, calendário de lançamentos e manutenção das marcas, comunicação (briefings, aprovações e mídia), análise Nielsen, gestão de portfólio.

  • 01-2007 - 12-2007
    Analista de Trade Marketing
    Casa KM

    Criação e organização da área de trade – relacionamento com trade, gestão de materiais e campanhas de PDV, ações sell-in e sell-out, calendário promocional, gestão de eventos e treinamento de equipes comerciais

  • 09-2004 - 12-2006
    Account Manager
    S/A Estratégia, Gestão e Marketing

    Gestor das linhas de alarmes para carros e motocicletas - entendimento de mercado, desenvolvimento de produtos, embalagens e plano de marketing; elaboração de plano de comunicação e mídia; organização de feiras e eventos

    Desenvolvimento do projeto de rastreadores (insights, pesquisa de mercado, análise de concorrentes e propostas).


  • 10-1999 - 12-2002
    Analista de Marketing e Trade
    International Paper do Brasil

    Entendimento contínuo do mercado – usuário final e trade – para desenvolvimento de planos de marketing e comunicação

    Gerenciamento das campanhas de incentivo para distribuidores

    Organização dos processos de embalagens.

    Planejamento e coordenação de pesquisas de mercado

  • 04-1998 - 12-1999
    Trainee Vendas Internacionais
    International Paper do Brasil

    Contato com clientes externos para acompanhamento de pedidos e análise de números de vendas

    Assistente no projeto dos Papéis HP para América Latina, incluindo performance de vendas e planejamento de comunicação junto ao trade

  • 03-1997 - 12-1997
    Assistente de Projeto
    Interact Resposta Direta e Telemarketing/Grupo SM

    Atuação no projeto de expansão da NET SP – responsável por pesquisa de mercado e plano de ações de mídia

  • 05-1995 - 06-1996
    Mídia
    DMC Propaganda

    Responsável pelo planejamento, negociação, execução e controle dos planos de mídia junto aos veículos e clientes

Habilidades

Liderança
95%
Conhecimentos Gerais
98%
Gestão de Crise
98%
Relacionamento Humano
100%
Proatividade
95%

Cursos extras

  • Marketing Research
    08-2006 - 12-2006 Bentley College (Waltham, MA - EUA)

    Curso de pesquisa de mercado aplicada, realizado durante um semestre nos EUA

  • Management - Organization
    08-1996 - 12-1996 Bentley College (Waltham, MA - EUA)

    Curso de comporamento organizacional e gestão de pessoas, realizado durante semestre nos EUA

  • Comportamento do Consumidor
    03-2007 - 06-2007 EAESP FGV

  • Trade Marketing
    07-2007 - 07-2007 FIA

  • Patrocínio Esportivo
    05-2005 - 06-2005 Uniban

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×