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- Área de atuaçãoNegócios/Administrativos/Comunicação/eSports
- EstadoRio de Janeiro
Sobre eMuseu do Esporte
Esporte é superação, alegria, emoção e memória. Foi esse o ponto de partida para que o eMuseu do Esporte nascesse, usando a tecnologia para conectar pessoas e histórias. A ideia surgiu durante os Jogos Olímpicos Rio-2016, que despertou em nós o desejo de construir um legado permanente para as futuras gerações.Em um primeiro momento o museu seria físico, no Velódromo do Parque Olímpico da Barra, mas optamos por investir em inovação. Fomos ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, entender diversos modelos de negócios, além de conhecer de perto o conceito de museus olímpicos em Barcelona, na Espanha; Londres, na Inglaterra; e Munique, na Alemanha.
Mas queríamos mais, queríamos desenvolver uma plataforma colaborativa, para que todas as modalidades tivessem voz, para que todos se sentissem parte do eMuseu do Esporte: colecionadores de acervos, sejam eles entidades ou fãs, atletas e ex-atletas.
Desta forma, ao envolver toda a sociedade, incentivamos, registramos e divulgamos a importância do esporte em nossas vidas. E vamos além ao nos alinharmos com seis Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas: saúde e bem-estar, através da exposição de histórias inspiradoras; educação inclusiva, uma vez que permitimos o acesso democrático ao conteúdo; crescimento econômico, porque estimulamos a criação de startups para fornecerem serviços ao eMuseu; inovação e infraestrutura, já que somos a primeira plataforma de preservação do patrimônio esportivo nacional; consumo e produção responsáveis, pois o ambiente virtual favorece o meio ambiente com tecnologia apropriada e sustentável; parcerias e meios de implementação, já que a iniciativa é realizada através de parcerias para a complementação dos serviços.
O projeto conta com o patrocínio da Enel Distribuição Rio, em conjunto com a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo do Governo Estadual.
Idealizado pelo Prof. Dr. Lamartine DaCosta e pela Profa. Dra. Bianca Gama, o eMuseu do Esporte encontrou na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) um apoio fundamental para sua realização, uma vez que o projeto foi abrigado pela Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais e Cooperativas Sociais. Desde então, outros parceiros se juntaram a nós e vamos agregar cada vez mais, pois acreditamos na missão de aproximar entidades, cada uma com sua expertise, para preservar a memória do esporte.
Somos responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico do museu, das galerias e das exposições. Além disso, desenvolvemos soluções a partir de um hub de inovação, com digitalização de acervos, curadoria de exposições, enquadramento de projetos em leis de incentivo e captação de recursos.