Neste sábado, 1 de setembro, é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física. Já falamos aqui na SportsJob sobre como este trabalho apaixonante desperta o interesse de milhões de profissionais que se formam todos os anos na área.
Esta é uma carreira repleta de oportunidades, já que o profissional de Educação Física pode atuar não apenas como professor em escolas ou como instrutor de academia. Pessoas graduadas na área encontram um mercado muito mais promissor, principalmente pela crescentemente preocupação das pessoas com a saúde, o bem-estar e, consequentemente, com os padrões estéticos do corpo.
Conversamos com um profissional que é referência e inspiração para a área no Brasil, o educador físico, colunista, apresentador e palestrante Marcio Atalla. Ele falou com a SportsJob sobre sua carreira e os desafios do educador físico atualmente.
Quando você descobriu que era essa carreira que gostaria de seguir?
Sempre, não sei dizer exatamente quando. Ainda comecei uma faculdade de economia antes da de Educação Física, incentivado pelo meu pai e irmão mais velho, mas não gostava. Sabia que não era ali que iria fazer
Ao longo de sua carreira você sempre compartilhou seu conhecimento de diversas formas, seja com o portal BemStar, na TV (Globo e GNT), na Revista Época, na rádio CBN… Como é falar pra tanta gente sobre o seu trabalho?
Há muito tempo que “falo” para as pessoas sobre saúde e bem-estar, desde que montei meu site e revista em 1996. Muitas pessoas não podem nem imaginar há quantos anos estou construindo esse caminho. Posso dizer que o que conquistei hoje me deixa muito feliz e realizado. É muito bom poder influenciar as pessoas de forma positiva no que diz respeito à saúde.
Você imaginou que o seu trabalho um dia te traria reconhecimento nacional?
Não poderia imaginar que chegaria tão longe. Espero que muitos outros professores levem a carreira de Educador Físico e de agente principal na prevenção da saúde de seus alunos bastante a sério, como eu sempre fiz.
Na sua opinião, quais são as características indispensáveis que um bom profissional de Educação Física deve ter?
Saber o tamanho de sua responsabilidade perante a vida de outras pessoas, saber o poder de influenciar de forma positiva que temos, saber entender cada aluno e suas particularidades, ter amor pelo que faz.
Qual a importância do profissional de Educação Física neste momento em que tantas pessoas acham que podem falar sobre educação física e treinos na internet?
Mostrar o quanto somos importantes e indispensáveis, na nossa conduta do dia a dia, na forma como lidamos com os alunos, como nos preparamos para ser professores, como estudamos e levamos a sério nossa carreira.
Qual a sua dica para jovens que querem começar nesta carreira?
Tenham em mente que hoje somos tão importantes quanto médicos na construção da saúde de nossos alunos. Somos, aliás, a alternativa que pode evitar (ou adiar) que eles tenham que chegar aos consultórios e hospitais. Que somos agentes de saúde, e sempre colocar a saúde dos alunos em primeiro lugar, que a estética venha como uma bela consequência de um trabalho bacana!
Gostou da entrevista do Atalla e é da área?
Não deixe de acessar e se cadastrar na SportsJob!
Temos a oportunidade certa para você.