SÉRIE ESPECIAL: mulheres inspiradoras no mercado do esporte

mulheres-inspiradoras

É até difícil de imaginar, mas, um dia, o universo do esporte já foi quase que totalmente dominado pelos homens. A inclusão das mulheres nas competições e também no mercado esportivo data de algumas décadas e não para de crescer.

E tanto no esporte, como em outros âmbitos da sociedade, as mulheres venceram muitos obstáculos, mas ainda há muito o que conquistar.

Para entender melhor como tudo isso acontece, falamos com profissionais de sucesso em diferentes ramos do mercado esportivo, como Juliana Veiga, apresentadora dos canais ESPN e a personal trainer Cau Saad.  Vem com a gente saber o que estas mulheres pensam sobre desafios, vitórias, e aprenda com elas como chegar lá!


Conheça mais da história de Juliana Veiga:

Apaixonada por esportes, é jornalista e apresentadora dos canais ESPN. Atualmente apresenta o SportsCenter segunda edição, de segunda à sexta-feira às 12h.

Você é uma das referências femininas no jornalismo esportivo, tendo trabalhado como repórter, apresentadora, depois de ter sido atleta por muito tempo. Como você analisa o espaço ocupado pelas mulheres no jornalismo esportivo atualmente?
Acho importante e significativo. Cada ano cresce mais o número de meninas no vídeo. Mulheres inteligentes que representam e muito. Que entendem de esporte e muitas ex-praticantes, o que eu acho ainda mais legal.

O que mais te dá prazer em sua profissão?
A oportunidade de aprender. De estar em contato com os atletas, com a realidade. De conhecer novas histórias. Contá-las. O dia a dia da TV é intenso e trabalhar ao vivo é de verdade. É real e extremamente estimulante. Consome muita energia, mas ao mesmo tempo me alimenta.

Quais dicas você poderia dar para quem quer ingressar na área do jornalismo esportivo?
Estude. Pratique esporte. Tem que gostar muito. Tem que viver o esporte. A profissão ocupa muito nossa vida. Feriado é algo que por 10 anos eu esqueci que existia. Trabalha-se muito. E é preciso fazer com amor.


Saiba mais sobre a carreira de Cau Saad:
Educadora física, personal trainer queridinha das celebridades e uma referência na área! Ela também falou com a SportsJob sobre sua esportes e carreira.

Quando e por que você decidiu trabalhar com esportes?
Na adolescência, pois sempre fui apaixonada por esportes! Surfei de bodyboard durante 15 anos e joguei futebol desde 9 anos.

Qual a sua formação?
Sou formada em Educação Física, pós-graduada em metodologia do treinamento específico, especializada em nutrição esportiva. Fiz 2 estudos científicos com gestantes, atividade física e imagem corporal. Tenho experiência no exterior de 4 anos atuando e estudando na área. Estudo metafísica desde 19 anos. Ligação do corpo e mente.

Como você vê a participação das mulheres no mercado esportivo? Você vê representatividade feminina ou ainda é um meio ainda muito ocupado por homens?
Vejo bastante, muito mais que antigamente, mas acredito que possamos ainda divulgar alguns esportes e atividades que as brasileiras e mulheres do mundo inteiro arrasam e ainda, na minha opinião, não tem a exposição que merecem!

Quais dicas você pode dar para quem quer começar a carreira na área do esporte, em áreas relacionadas à saúde e Educação Física?
Estude sempre! Se atualize! A área da saúde é cíclica e sempre temos novidades e atualizações. Para estar à frente, precisa estudar, além de praticar e vivenciar. A somatória desses requisitos é a entrega, o resultado que fará para seu público!

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×