10 DE FEVEREIRO – DIA DO ATLETA PROFISSIONAL

Atleta

Nossa homenagem a todas as pessoas que fazem do esporte a sua profissão

No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz. Ayrton Senna 

Ser um atleta profissional é mais do que praticar um esporte, é ter isso como sua forma de vida e de sustento.

Desde 24 de março de 1998 que no Brasil o desporto pode ser considerado uma prática profissional, embora os atletas existam a cerca de 3.000 anos. O princípio do esporte como uma forma de “ganhar a vida” aconteceu nos Jogos Olímpicos antigos (os que inspiraram as Olimpíadas modernas, criadas em 1896). Foi em Olímpia, na Grécia que essa prática teve início, quando os atletas eram patrocinados por outras pessoas para serem treinados por tempo integral.

Com o surgimento e a popularidade das Olimpíadas, a importância que foram tendo a cada edição e o surgimento de vários esportes envolvidos, passou a ser comum o atleta como um profissional pago. Embora seja essa uma profissão admirável, não é nada fácil. Ser atleta profissional é saber lidar com vitórias e derrotas, é encarar desafios constantes, entregar todo o seu corpo e tempo a isso, ir além de seus limites.

Todos que desejam ser atletas profissionais devem estar cientes de que é necessário investir. Investir não é apenas a questão financeira, é investir tempo em treinos e na busca constante de melhores resultados. É também investir na saúde, cuidando sempre da alimentação, sono e estilo de vida.

A camaradagem esportiva é incompatível com preconceitos de qualquer natureza, seja racial, religiosa ou social. (autor desconhecido)

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×