Games no recrutamento

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Hoje vamos falar mais sobre a prática de games no recrutamento, que comentamos no blog de 06/10 na matéria “Como montar um processo seletivo” e alguns dos nossos seguidores pediram para detalharmos mais sobre ela.

Então o que exatamente é Gamificação? O termo foi adaptado da expressão em inglês gamification, que qualifica o então substantivo game a servir como instrumento de ensino, motivação e engajamento.
Consiste no uso de práticas de jogos em ambientes corporativos e as empresas têm usado como ferramenta estratégica do RH.
Esse processo ajuda as organizações realizarem contratações com mais qualidade, trazendo impactos positivos.
Como dissemos anteriormente, é uma das ferramentas mais modernas usadas no processo seletivo, mas seu conceito existe desde a década de 1970 e ganhou popularidade a partir de 2010. No Brasil ainda é menos utilizada do que em vários outros países, mas é uma tendência muito forte para o futuro de recrutamento e seleção.

São jogos que vão de avaliações de conhecimento em formato de quiz a apresentações corporativas de projetos ou jogos empresariais de competência que muitas vezes simulam situações reais de trabalho. Nesse processo são simuladas situações cotidianas que impõem desafios aos colaboradores. A gamificação funciona como suporte para as empresas como complemento no processo de seleção. A implantação desse processo no recrutamento precisa ser feita de maneira planejada e com um objetivo claro, com análise dos processos e monitoramento dos resultados.
A gamificação tem sido uma ferramenta usada, tanto para avaliar os candidatos como para passar informações sobre a organização. Para os candidatos é um aprendizado e uma oportunidade para participar de um processo seletivo inovador e mais dinâmico. Para a organização é uma estratégia para atrair os melhores talentos e encontrar o melhor profissional de maneira mais assertiva. O desempenho no jogo permite identificar os profissionais mais habilidosos para as demandas da vaga.

E como são criados os games para recrutamento?

É necessário fazer uma boa pesquisa para entender os valores, a cultura e a necessidade da empresa. Entender o cotidiano da vaga e a partir daí criar um bom roteiro de perguntas e jogos desafiadores.
Vamos falar de alguns games que podem ser utilizados no recrutamento:

  • Competição – Com ela o recrutador pode observar o comportamento em clima de rivalidade, nesse momento fica evidente a capacidade de cooperação e trabalho em equipe.
  • Jogos de Criatividade – Que proporcionam diversão e ao mesmo tempo avaliam quem tem ideias inovadoras.
  • Quizzes e quebra-cabeças – A realização de quizzes e quebra-cabeças é uma boa chance de os candidatos mostrarem seus conhecimentos e capacidades. Com eles se observa também habilidade de trabalhar sob pressão.
  • Jogos de enigma – Propõe jogos e dinâmicas presenciais em que os participantes devem seguir pistas e decifrar enigmas para atingir o objetivo proposto, tudo isso dentro de um período limitado de tempo.
  • Jogos de avaliação – Com diferentes fases onde se utilizam as regras dos games que podem criar estímulos como passar de fase ou aumentar pontos, para atingir determinado objetivo, ou seja, propor desafios para conquistar recompensa até atingir o estágio esperado.

Esses processos criam um sistema de pontuação que indica o progresso do candidato.
Muitas vezes são aplicados testes online antes da entrevista. Passando por esses testes o candidato se sente mais encorajado para quando passar para etapa da entrevista.

Sabe quais as principais competências que os recrutadores conseguem perceber quando recrutam através dos games?

  • Visão estratégica
  • Criatividade para resolução de problemas
  • Planejamento
  • Envolvimento dos candidatos no processo
  • Trabalho em equipe
  • Comunicação
  • Raciocínio logico
  • Resiliência

A gamificação permite uma avaliação mais rápida e assertiva dos candidatos, a resposta é em tempo real e mensurada pelos indicadores escolhidos para o jogo.

Um profissional que quebra as regras durante um game de recrutamento tem grandes chances de desobedecer às normas da empresa ou até mesmo agir de forma desonesta. Perceber essa tendência antes mesmo da contratação evita uma série de complicações futuras.

O game ajuda a encontrar os perfis que a empresa precisa para garantir o sucesso do negócio. Isso tem trazido excelentes resultados nas contratações.
Algumas pessoas podem não ter a formação ou experiência exigidas, mas têm uma habilidade de destaque que é mostrada durante a dinâmica e pode ser muito bem aproveitada pela empresa.

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