Buscando o Primeiro Emprego

carteira assinada

Segundo semestre começando e com ele uma turma de recém-formados em busca da primeira oportunidade de trabalho. Momento que foi muito esperado, mas que quando chega vem acompanhado de incertezas sobre como se destacar para conseguir o sonhado primeiro emprego.

Importante lembrar que todos que hoje “chegaram lá”, um dia também passaram por isso. Faz parte do processo. Então, bora se preparar?

Vamos começar falando do currículo, que é o primeiro contato do recrutador com o candidato. Clique aqui e leia a matéria de 11/05/2019 Primeiro estágio, aí vou eu! Confira dicas importantes para a sua primeira oportunidade profissional

É bom saber que dependendo do volume de currículos que o recrutador tenha recebido, ele gasta apenas alguns segundos para avaliar cada um. Por isso elabore o seu com muita clareza e objetividade. E muito cuidado com erros de português, você pode ser excluído do processo por conta deles.

O currículo sempre deve iniciar com seus dados pessoais e de forma objetiva, sem números de documentos, nome dos pais, e outras informações desnecessárias nesse primeiro momento. Saiba mais lendo nossa matéria de 16/05/2018: Como montar meu primeiro currículo?

Em seguida informe seu objetivo profissional. Para quem nunca trabalhou (e para quem já trabalhou também) o item “objetivo profissional” é muito importante, já que na maioria das vezes os recrutadores acabam fazendo uma pré-seleção apenas pelo que está escrito ali.

Coloque seu objetivo de forma direta, muitas informações podem complicar a compreensão do recrutador que poderá preferir descartar seu currículo. Seja claro. Informe qual o cargo que gostaria de ocupar ou qual a área de seu interesse.

Geralmente os recrutadores acabam escolhendo aqueles candidatos com o objetivo profissional que chamar mais atenção em relação a vaga disponível. É o item onde o recrutador terá a informação da sua área de atuação, e entender o que você está buscando e como o seu trabalho poderá contribuir para a empresa.

No caso do primeiro emprego, é interessante deixar claro que você está à procura de uma oportunidade para se desenvolver na área de seu interesse (informe a área).

Em seguida descreva sobre sua formação acadêmica e extracurriculares.

Ao escrever seu primeiro currículo, o campo “Experiência Profissional” pode ser substituído pelas suas qualificações, as características e conhecimentos que você acumulou até aqui e que podem te ajudar na vaga pretendida.

Relate sobre trabalhos voluntários, mesmo que informais, grupos de estudo, projetos extracurriculares. Sempre de forma breve e objetiva.

Currículo pronto? Então se prepare para o momento da entrevista treinando seu autoconhecimento. Se você foi chamado para entrevista é que as informações contidas no currículo interessaram ao recrutador, agora ele quer te conhecer melhor. Saiba que é comum ouvir perguntas sobre suas qualidades e defeitos, habilidades para lidar com determinadas situações, seus pontos fortes, dificuldades, valores, objetivos de vida.

Desenvolvendo seu autoconhecimento você terá melhor desempenho ao falar sobre si mesmo durante entrevistas e isso também irá melhorar seu controle emocional.

Outra vantagem do autoconhecimento é a possibilidade de investir em melhoria contínua. Você identifica seus pontos fracos e busca alternativas para melhorá-los.

Seja pontual na entrevista, mantenha contato visual com o entrevistador, seja simpático e converse de forma honesta deixando claro o que a empresa pode esperar de você.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×