MERCADO DE TRABALHO PARA QUEM TEM MAIS DE 50 ANOS

Mercado Trabalho 50 Anos

E para quem já passou dos 50? Como fica o mercado de trabalho?

Sabe que o número de contratados com mais de 50 anos, tem aumentado muito nos últimos anos?

Muitas empresas têm percebido o quanto a experiência de profissionais mais velhos pode trazer benefícios para toda equipe de trabalho.

Mesmo após os 50, a maioria das pessoas não só precisa, como também tem energia e vontade de trabalhar.

O filme “Um Senhor Estagiário”, estrelado por Robert De Niro no papel do estagiário Ben, mostra o contraste entre as gerações, e como essa parceria pode ser produtiva. Serve como reflexão sobre as vantagens de ter no grupo da empresa, pessoas mais velhas e experientes. Fica a dica para quem ainda não viu, vale a pena assistir.

No filme, o personagem Ben se candidata a uma vaga de estagiário sênior.

Ben confessa que pediu ajuda ao neto de 9 anos quando soube que para participar do processo seletivo teria que gravar um vídeo e encaminhar aos recrutadores. Isso mostra a disposição dele em sair da sua zona de conforto.

Aprovado, este “baby boomer” (geração de pessoas nascidas entre 1946 e 1964 que tem como meta uma carreira consolidada, de preferência numa única empresa), inicia esta nova experiência no meio de um time da “geração y” (representam aqueles que nasceram entre a década de 80 até meados dos anos 90. São impacientes, imediatistas, realizam muitas tarefas ao mesmo tempo, super conectados e antenados sobre tudo o que acontece no mundo).

E é nesse lugar que Ben começa a trabalhar, e chama a atenção pelos trajes que usa e por não saber nem ligar o computador. Ele é um senhor de 70 anos que começa a trabalhar com jovens de uma geração diferente da sua. Sua equipe é super descolada, com grande domínio da tecnologia e todos parecem gostar do que fazem.

Tanto Ben quanto os seus novos colegas poderiam perceber as dificuldades de ambos e se manterem irredutíveis em suas posturas. Mas fica perceptível como eles abandonam esse pensamento e se ajudam mutuamente, possibilitando que ambos possam crescer.

Sua experiência, paciência, eficiência e muita observação vão fazer com que todos passem a admirá-lo e ele torna-se indispensável para a empresa e para sua fundadora.

A mensagem desse filme não é o choque de gerações, mas sim como cada geração tem muito a aprender com a outra.

A ideia é mostrar que assim como um senhor de 70 anos pode aprender a usar o Facebook, jovens podem aprender gentileza com seus colegas de trabalho e com isso melhorar a comunicação.

Para os empreendedores, fica a lição de que ouvir as pessoas mais experientes sempre pode ser uma boa estratégia.

Podemos tirar deste filme 3 grandes lições:

  • Nunca é tarde para aprender
  • O simples nem sempre é fácil
  • Coisas complexas e revolucionárias precisam do básico.

Candidatos com mais de 50 anos, além de mais experiência de vida e de trabalho, também se destacam por apresentarem mais tranquilidade em situações em que são muito exigidos.

O mercado, ao mesmo tempo que busca inovação, quer profissionais com inteligência emocional, que lidam melhor com o estresse do cotidiano e com isso desenvolvendo bom trabalho em equipe, e nisso os candidatos com mais de 50 anos se destacam.

Profissionais com mais de 50 devem apostar em seus pontos fortes. Nunca devem usar a frase “eu não tenho mais idade para isso”. Quando for se candidatar a um emprego não deve dar ênfase a idade e sim mostrar o quanto está disposto a aprender para agregar aos conhecimentos adquiridos com a experiência.

Dicas para quem procura emprego com mais de 50 anos:

  • Investir em conhecimento – Ir atras de qualificação e atualização. É a melhor forma de conseguir competir com candidatos mais novos. Fazer cursos complementares na área.
  • Não procurar apenas áreas que estão em alta no mercado de trabalho – Deve procurar pelo que se enquadra em seu perfil para aumentar as chances de conseguir uma vaga.
  • Autoconfiança– A autoconfiança é percebida e valorizada pelos mais jovens. Porém é preciso saber compartilhar com a equipe de forma suave, sem imposição, como um mentor. Isso fará com que todos comecem a ver relevância seus conhecimentos.
  • Empatia– Bons comportamentos influenciam e podem servir de inspiração ao comportamento dos mais jovens. O bom entrosamento com a equipe de trabalho favorece para que todos se ajudem.
  • Consultoria é uma saída para quem tem mais de 50 – Mas é muito importante estar bem qualificado e buscar por atualização na sua área. Somando experiência com qualificação e atualização, cria um ótimo perfil para oferecer consultoria.
  • Network é uma das melhores formas de conseguir recolocação após os 50 – A rede formada ao longo da carreira é muito importante para conseguir novas chances de emprego. Mas sempre lembrar que vão ser as atitudes nas entrevistas que vão fazer conseguir ou não a vaga. Deve ser gentil e aberto aos colegas em dinâmicas de grupo, mostrar que sabe assumir erros e solucionar problemas. Não vale agir como se soubesse tudo por ser mais velho.

Como dizia Ben no filme:

“A vida só termina quando ela acaba”.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×