O esporte como motivação: ex-atletas ministram palestras sobre os mais diversos temas

palestraesportes

Ao procurar eventos com palestrantes sobre os mais diversos temas é muito comum encontrar um perfil especial de conferencistas: os ex-atletas.

Encerrar a carreiras como profissional de alto rendimento no esporte e adentrar auditórios atraindo centenas, muitas vezes milhares de interessados, se tornou uma possibilidade de nova carreira para estes profissionais.

A procura por palestrantes do esporte é estimulada pela exposição dos atletas na mídia. Eles são ídolos que as pessoas querem conhecer de perto e despertam a curiosidade de quem teve a oportunidade de acompanhar suas trajetórias vitoriosas.

Além disso, as histórias de sucesso geralmente são o conteúdo das palestras. Os atletas fazem um paralelo entre como se consagraram no esporte e motivam profissionais a agirem com a mesma convicção em suas carreiras. As conquistas são comparadas ao alcance das metas e as derrotas encaradas como oportunidades de aprendizado e superação.

É o caso do ex-jogador de futebol Juliano Belletti. Com mais de 25 anos dedicados ao futebol, tendo trabalhando ao lado de técnicos consagrados como Mourinho, Parreira e Zagallo, o jogador se transformou em um estudioso do esporte.

Com isso, Belletti, que se aposentou dos gramados em 2011, já esteve em mais de 40 países falando a respeito de seus valores e de suas conquistas, como o pentacampeonato mundial em 2002 com a Seleção Brasileira e o troféu da Champions League pelo Barcelona, em 2006, quando marcou o gol do título. É assim que o palestrante traça uma analogia entre os desafios enfrentados no mundo dos esportes e no mundo dos negócios.

 

Conheça outros ex-atletas que são conhecidos por suas palestras:


Bernardinho:
Um dos nomes mais conhecidos do voleibol brasileiro, Bernardinho possui mais de trinta títulos importantes dirigindo as seleções brasileira feminina e masculina, incluindo os Jogos Olímpicos de 2004 e 2016 (masculino) e o bronze nas Olimpíadas de 2000 com a seleção feminina. O êxito nas quadras fez do técnico um conferencista requisitado. Inspirado pela Pirâmide do Sucesso, criação do treinador John Wooden, mito do basquete universitário norte-americano e que usa a figura geométrica para ensinar o passo a passo do sucesso, Bernardinho desenvolveu a “Roda da Excelência”. Nela, dispõe valores como trabalho em equipe, liderança, motivação, perseverança e outros conceitos comuns a manuais de recursos humanos.


Hélio Rubens Garcia:
Jogador de basquete nos anos 60 e 70, Hélio Rubens é uma das referências da modalidade por sua carreira como jogador e técnico da Seleção Brasileira e o trabalho realizado na cidade de Franca, no interior paulista. Como jogador foi medalhista de prata no mundial da Iugoslávia, em 1970. Como técnico, venceu os Jogos Pan-Americanos no Canadá, em 1999, além de ter colecionado títulos nacionais e sul-americanos pelo Franca Basquete. Suas palestras abordam os conceitos relacionados a superação, equipe, aspecto mental e empreendedorismo.


Hortência Marcari:
A ex-jogadora de basquete faz parte do Hall da Fama do Basquetebol Feminino, dos Estados Unidos e é a maior pontuadora da história da seleção brasileira, tendo disputado cinco mundiais e duas olimpíadas. Foi medalhista de prata nos Jogos de Atlanta 1996 e campeã mundial com a seleção na Austrália, em 1994. Em sua palestra, Hortência fala de temas como comprometimento, vitórias e derrotas, concentração, desafios e escolhas.


Juliano Belletti:
Mais de 25 anos dedicados ao futebol, trabalhando ao lado de técnicos consagrados fizeram de Belletti um estudioso do esporte. Pentacampeão do mundo em 2002 com a Seleção Brasileira de Futebol, campeão da Champions League 2005/2006 pelo Barcelona, marcando o gol do título, embaixador global do Barcelona. Depois de se aposentar do futebol, Belletti trabalhou como comentarista do canal SporTV e também como diretor do Coritiba. Em suas palestras aborda temas como liderança, equipe, preparação e adaptação.


Laís de Souza:
Laís é ex-ginasta e que competia em provas de ginástica artística. Ela fez parte da equipe brasileira que disputou os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008 e os Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Em 2013 Laís começou a treinar esqui aéreo e conseguiu vaga para disputar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, mas durante treinamentos nos Estados Unidos, sofreu um acidente que a deixou tetraplégica. Em suas palestras, Laís fala sobre superação e força de vontade, comentando a respeito da maneira com que encara a vida.


Lars Grael:
O velejador Lars Grael participou de quatro Jogos Olímpicos, conquistando medalhas de bronze em duas edições. Além disso é campeão brasileiro, pentacampeão sul-americano e campeão mundial da classe Snipe. Em 1998 Grael sofreu um grave acidente que causou a mutilação de uma de suas pernas e precisou se reinventar para voltar a praticar o esporte. Hoje Lars é presidente mundial da ISCYRA, bicampeão da Bacardi Cup e hexacampeão Brasileiro da Classe. A maneira como enfrentou a luta pela vida, a aceitação de sua nova condição, os novos paradigmas e desafios, as mudanças de planos e novos objetivos, a luta contra o preconceito, as novas vitórias no esporte e na gestão pública têm uma carga muito forte de mensagens que servem de exemplo para os mais variados públicos.


Oscar Schmidt:
Um dos maiores nomes da história do basquete mundial, Oscar Schmidt é o maior pontuador da modalidade, com 49.737 pontos, tendo anotado mais pontos do que lendas do basquete como Michael Jordan e Kobe Bryant.  Oscar conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis, em 1987, quando o Brasil venceu os Estados Unidos jogando em solo norte-americano. Em clubes, Oscar construiu sua carreira passando por equipes como Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Juvecaserta (Itália) e Forum Valladolid (Espanha). Em 2011 descobriu um câncer no cérebro e, desde então, luta bravamente contra a doença. Oscar trabalha com quatro diferentes palestras sobre os temas Paixão, Trabalho em Equipe, Desafios e Liderança, sempre com duração de uma hora.


Tite:
Adenor Leonardo Bachi ficou conhecido por Tite e é um ex-jogador de futebol e é técnico da Seleção Brasileira desde 2016. Como treinador foi campeão da Copa Sul-Americana pelo Internacional, da Copa do Brasil pelo Grêmio e campeão Brasileiro, Libertadores e Mundial pelo Corinthians, tendo sido o treinador mais vitorioso da história do clube. Em suas apresentações de forte impacto motivacional, Tite faz diversas analogias entre uma equipe de futebol e uma empresa, abordando temas como gestão de pessoas, motivação de equipes e definição de metas.


Vanderlei Cordeiro de Lima:
Ex-maratonista brasileiro, bi-campeão dos Jogos Pan-Americanos e medalhista de bronze nas Olimpíadas de Atenas 2004. Com uma carreira extremamente vitoriosa, Vanderlei é lembrado pelo episódio envolvendo o ex-padre irlandês que o agarrou e o interrompeu durante a maratona em Atenas. Em sua palestra, o ex-maratonista narra sua trajetória de vida e fala sobre seu poder de superação durante sua carreira.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×