Trabalhe com esporte: a importância da Educação Física Escolar na formação de crianças e adolescentes

dia-da-escola

A convivência social, os aprendizados e provas, os primeiros amigos, desafios e amores. Tudo começa nesta instituição tão antiga e completamente necessária e importante em nossa sociedade: a escola.

Entre tudo que se aprende lá, como o ensino de línguas, matemática e ciências, existe também uma disciplina exclusiva para exercitar o corpo dos alunos e ensinar valores importantes na formação dos cidadãos: a Educação Física.

Muito além do simples ato de praticar um exercício, essa disciplina tem como objetivo geral despertar nos alunos o interesse em envolverem-se com atividades e exercícios corporais, criando convivências harmoniosas e construtivas com outras pessoas, sendo capazes de reconhecer e respeitar diferenças.

E será que é possível aplicar essa teoria na prática? O professor Claudio Pinho Santiago, bateu um papo com a SportsJob e disse que sim! Professor da tradicional escola Mackenzie, em São Paulo, há 27 anos, o educador falou sobre a importância do ensino e reconhecimento da disciplina dentro das escolas: “O principal valor da Educação Física escolar está na formação do indivíduo como cidadão, além da conscientização da atividade física como necessidade para o bem estar. O esporte é forma de aprendizado para que possamos aprender a lidar com as vitórias e também com as derrotas que surgem ao longo da vida”, analisa Claudio.

Além das quase três décadas e os milhares de alunos para quem deu aula no Mackenzie, tanto na escola, quanto na Universidade, Claudio também trabalhou na Faculdade Cásper Líbero e na Escola Mori de Natação, onde iniciou sua carreira profissional. “A maior gratificação em ser professor é quando vejo ex-alunos na escola, alguns dizendo que foram fazer Educação Física por minha influência e atitudes em aula, outros que chegam com seus filhos lembrando com saudades dos tempos em que eram alunos”, conta o professor com orgulho da profissão.

Em tempos em que as pessoas vivem conectadas, a tecnologia é um fator que trouxe pontos positivos para os profissionais da área de Educação Física, mas que gera preocupação pelo uso excessivo por parte das novas gerações. “A tecnologia ajuda muito em alguns momentos, mesmo na atividade física. Na orientação e nas aulas teóricas utilizamos muito a tecnologia, em especial os vídeos. O grande problema é que as crianças e jovens ficaram dependentes física e emocionalmente da tecnologia, em especial dos smartphones. Às vezes, os alunos estão dentro de quadra, segurando o celular”, revela o professor, criticando o uso excessivo dos aparelhos.

Embora ressalte a falta de investimento na educação no Brasil, Cláudio destaca a importância da Educação Física para a melhora da saúde da população que sofre cada vez mais com problemas físicos e psicológicos. Para o sucesso na profissão, no entanto, o estudo e a dedicação são fundamentais, sendo necessário conciliar mais de um emprego, em especial no início da carreira. Conte com a SportsJob para te ajudar a encontrar a oportunidade que você sempre esperou na área esportiva!

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×