Mercado de aventura: conheça mais sobre um dos nichos que mais cresce no esporte…

IMG-20181213-WA0000

…e confira a entrevista com o paraquedista Sabiá!

A busca por experiências únicas e intensas se tornou, há alguns, anos uma grande tendência entre os praticantes de esporte. A superação de desafios e a oportunidade de estar em contato com a natureza motiva os apaixonados por esportes radicais e gera um montante acima dos 300 milhões de dólares por ano no Brasil, com crescimento médio de 25% ao ano.

A filosofia de viver o presente impulsiona o mercado de esportes de aventura que valoriza a paz interior, com altas doses de adrenalina e espiritualidade. Sabendo disso, marcas de todos os setores têm investido em produtos e artigos voltados à vida outdoor e ao conceito de aventura, conforme se observa na indústria automobilística e de vestuário, por exemplo. Atrelar-se aos esportes radicais e à rotina em meio à natureza é uma prática que extrapola o universo esportivo e ganha cada vez mais espaço no mercado brasileiro e internacional.

Uma das maiores referências no esporte de aventura do Brasil, o paraquedista Luiz Henrique Tapajós fez dos esportes radicais mais do que uma profissão, mas um estilo de vida, razão que explica o apelido pelo qual é conhecido: Sabiá. Praticante do paraquedismo há 33 anos, o profissional é formado em Cinema, mas tem paixão pelos esportes desde criança, tendo ingressado na modalidade aos 14 anos, período em que praticava boxe em uma academia.

Voar está definitivamente no sangue de Sabiá. Além do paraquedismo, o profissional voa de asa delta, parapente, kite surf e ainda é piloto de aviões ultra-leves. Como se fosse pouco, ainda há tempo para praticar jiu-jitsu e snowboard. Aos que pretendem atuar no mercado do paraquedismo, Sabiá destaca que é possível trabalhar como instrutor em cursos e empresas da área, na manutenção e dobragem de paraquedas, no aluguel de equipamentos ou até mesmo na área de fotografias e filmagens de quedas livres.

“Escute sempre os paraquedistas mais experientes e busque conhecimento em meteorologia, respeitando as condições climáticas. Quando as pessoas mais antigas estão dizendo alguma coisa é por terem experiência e por já conhecerem como são os acidentes”, alerta Sabiá aos interessados em iniciar carreira na área ou simplesmente curtirem uma experiência de paraquedas.

E o paraquedista profissional sabe o que fala. Ele acumula em seu currículo 28 mil saltos em 46 países. Entre as memórias mais especiais, estão os saltos na estratosfera russa, na Torre Eiffel, em Paris, nos penhascos mais altos do mundo na Noruega, entre outros lugares espetaculares. Atualmente, Sabiá também dedica parte de seu tempo a treinar Zandira e Zairon, suas águias: “voar com Zandira é o máximo em que cheguei na minha vida”.

Quer trabalhar no mercado de esportes de aventura ou no mercado esportivo de maneira geral? Cadastre-se no site da SportsJob e fique sempre de olho na área de vagas. São muitas novas oportunidades anunciadas por dia e uma delas pode ser a sua!

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×