O que o recrutador não gosta de ouvir em uma entrevista de emprego

Tenho recebido alguns contatos de candidatos se dizendo despreparados para entrevista de emprego e solicitando dicas para ter sucesso.

Não existe uma receita que garante o sucesso, mas podemos fazer um paralelo com uma receita culinária, alguns ingredientes podem estragar a receita, as vezes por falta deles. Outros ingredientes podem estragar a receita por excesso e outros simplesmente porque não “harmonizam” com o prato.

Na entrevista de emprego ocorre mais ou menos isso.

Lembro das centenas, ou milhares de entrevistas que fiz nos mais de 30 anos que atuei nessa função, e vou informar aqui algumas abordagens ou respostas que com certeza tiraram do candidato a chance de conseguir o emprego.

Antes, quero lembrar, como já disse várias vezes aqui, o recrutador costuma receber um número muito elevado de candidatos para cada vaga disponível, dessa forma, é inevitável que ele tenha que comparar mínimos detalhes entre eles, para escolher o que mais estiver de acordo com a vaga oferecida e que também demonstre ter mais habilidade para enfrentar os desafios da vaga. Então, o melhor a fazer é mostrar que você é a pessoa certa para a vaga em que está concorrendo.

É tão importante saber o que dizer quanto também saber o que não dizer.

Voltando ao paralelo de uma receita culinária, mas relembrando que receita não existe em entrevista de emprego, cuidado com arrogância, intimidade, humor exagerado, inverdades, são como aqueles “ingredientes” que não devem ser utilizados, podem prejudicar a visão do recrutador sobre você.

Sugiro que sempre se prepare antes de ir para uma entrevista. Tente conhecer detalhes da empresa, saber as responsabilidades da vaga, o que esperam do profissional que estão procurando. Assim poderá demonstrar dentro das experiências que já teve, o que é relevante para se encaixar nessa vaga. Saber se o entrevistador será alguém do RH ou o gestor com quem irá trabalhar, também é importante. Geralmente a primeira entrevista é feita pelo RH, então esse não será o momento de usar linguagem técnica.

  • Não de respostas monossilábicas, lembre-se sempre que se você quer ser contratado, precisa dar a impressão de que você é a pessoa ideal, formule respostas consistentes e objetivas.
  • Não se alongue em informações sobre experiências que não sejam relevantes para a execução da vaga que está se candidatando, foque no que podem esperar de você para essa vaga.
  • Não exagere na informalidade no momento da entrevista, cuidado com uso de gírias ou intimidades com o recrutador.
  • Não demonstre desespero para conseguir a vaga, por mais que isso sensibilize o recrutador, não será determinante, pois ele irá contratar o candidato por suas qualificações.
  • Evite falar demais de assuntos pessoais, exceto se for relevante ou tiver sido perguntado, lembre que é uma entrevista e não um bate papo entre amigos.
  • Não fale mal ou das empresas ou pessoas com quem trabalhou. É necessário ser sincero, mas críticas nas entrevistas não são vistas com bons olhos.
  • Não coloque no currículo habilidades que não possui, você pode ser checado durante a entrevista e essa informação falsa pode destruir as chances que teria de conseguir o emprego.

O mais importante para ter sucesso é reforçar suas qualificações e habilidades.

Mostre resultados, metas e projetos realizados.

Procure estar tranquilo, seja objetivo, demostre empatia e confie em você.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×