Corrida de São Silvestre

Sao Silvestre

O último dia do ano, 31 de dezembro, está chegando e como em todo ano nessa data, exceto em 2020 por conta da pandemia, teremos a tradicional corrida São Silvestre.

Vamos falar um pouco da história dessa corrida e como será em 2022.

Ela é uma corrida internacional, de rua que acontece sempre na cidade de São Paulo.

Ficou com esse nome em homenagem ao santo desse dia, São Silvestre, que foi papa da igreja católica.

Essa corrida teve início no dia 31/12/1925, idealizada por Casper Libero, jornalista apaixonado por esportes que foi também diretor e proprietário do vespertino “A Gazeta” um dos maiores órgãos de imprensa da época.

A primeira edição da São Silvestre teve 60 inscritos e apenas 48 compareceram. Este ano a prova está com 32.000 inscritos.

É uma prova de atletismo que já foi competida por vários medalhistas olímpicos e recordistas mundiais. Nos primeiros anos era competida apenas por brasileiros, mas desde 1945 passou a ter participação de atletas do mundo inteiro.

Em 1967 essa prova integrou o calendário turístico de São Paulo.

Desde a fundação até 1988 a São Silvestre era realizada a noite. Tinha início as 23:30 hs. do dia 31/12 para que os primeiros classificados cruzassem a linha de chegada por volta da meia noite.

Em 1989, quando a corrida foi incluída no calendário internacional da IAAF (Federação Internacional de Atletismo), algumas alterações ocorreram, entre elas a mudança de horário, que agora inicia com a primeira largada para os cadeirantes, que está programada para às 7h25 hs., a elite feminina largará às 7h40, e em seguida, às 8:05 hs. é o momento da largada dos demais atletas. Com as alterações também ficou estipulado que a distância a ser percorrida passou a ser fixada em 15 km, o que até então era variável.

Realizada em grande parte pelo centro da cidade de São Paulo, a São Silvestre já teve vários percursos e distâncias diferentes através das décadas, sempre apreciada pelo público que apoia os corredores com incentivo pelas calçadas do trajeto.

O percurso de 15km da Corrida de São Silvestre passa por alguns dos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo, com largada na Avenida Paulista, próximo ao número 2.000, e chegada em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, também na Avenida Paulista 900

Para ver o percurso completo entre em – https://www.gazetaesportiva.com/sao-silvestre/percurso/

 A prova, para todos os pelotões, tem tempo líquido de duração de 02h30 minutos, acrescentando mais 40min de tempo máximo de largada a partir do Pelotão Geral, totalizando 03h10 minutos no máximo.

Se você é um dos inscritos, desejamos boa sorte e uma ótima corrida, se não é, entre para a turma da torcida, quem sabe em 2023 você escolha estar lá!

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×