O Destino do Passageiro – Rodrigo Geammal

Rodrigo Geammal

Texto interessante, principalmente para quem quer trabalhar ou trabalha na área de marketing

Recentemente tive o privilégio de conhecer Rodrigo Geammal, um dos maiores especialistas do país na construção de estratégias de promoção para o segmento esportivo.

Rodrigo é exatamente aquela pessoa que ele relata no livro de sua autoria “O Destino do Passageiro”. Esse livro é uma autobiografia que expõe, de forma leve e agradável, como conseguiu passar de vendedor ambulante de doces feitos pela mãe, aos oito anos, a um renomado diretor de marketing voltado ao entretenimento e o esporte.

Quero repassar aqui um pouco da lição tirada deste livro.

Rodrigo empolgado, afirma que marketing não é vender, é transformar emoções em resultados.

Conta que a experiência que adquiriu vendendo doces, ensinou a lidar com pessoas de diferentes condições sociais e com essa experiência aprendeu aplicar diplomacia, adquirir habilidade para se comunicar com todos. Entendeu desde cedo que para vender seu produto e conquistar a clientela, precisava saber como abordar as pessoas, convencê-las de que o produto que vendia justificava o que elas pagavam.

Enfatiza que o profissional de marketing tem necessidade de saber lidar com diversidade, pobre e rico, cultura popular e acadêmica, sem preconceitos.

Rodrigo sugere o esporte e principalmente o futebol, como estratégias para palestras sobre gestão que façam associações a modalidades esportivas, ou seja, uma personalidade do futebol dando palestras a administradores de empresas, por exemplo, desenvolvendo temas como espírito de equipe, estratégias e superação de limites.

Fala também que o futebol pode ser um aliado para alcançar resultados no mundo corporativo. Para isso oferece como sugestão aos seus clientes, campeonato interno, quadrangular com times formados por colaboradores e clientes. Jogos em estádios de verdade com antigos craques e terminando com churrasco de confraternização, com a presença dos familiares. Esse tipo de atividade com as equipes, leva ao maior conhecimento entre eles. Aumenta a comunicação entre pessoas de vários setores diferentes e com isso entendendo melhor o trabalho que é executado pelos diferentes profissionais. Após conviverem em campo, num ambiente descontraído, passam a conversar mais. Resultando disso é trocar mais ideias também sobre questões profissionais e assim compreender melhor o trabalho uns dos outros. Isso gera ganho de tempo, diminuição de desperdício de material. Obviamente também gera maior lucro.

Rodrigo conta no livro que antes de conseguir chegar aonde chegou, passou por momentos de fracassos, teve jogo de cintura, contou com apoio, principalmente da esposa e conseguiu superação. Seu conselho para quem quer chegar lá: pensar e fazer o que realmente gosta. Para Rodrigo essa resposta foi “futebol”. Assim que descobriu seu objetivo, decidiu que seu produto não poderia ser visto como custo, mas como investimento em solução. Com isso criou projetos de vivências corporativas constituídos sobre uma plataforma esportiva.

Deixa claro que o trabalho jamais deve ser associado à tortura, à angústia e ao sofrimento. Deve ser um meio de obter satisfação e prazer, dessa forma nos sentimos competentes, úteis e necessários.

Para ele, no marketing de hoje, três características fazem a diferença numa organização:

  • Ética – o principal pilar, que garante o jogo limpo;
  • Atenção/carinho – que garante a empatia e troca;
  • Resultado – porque é necessário pagar as contas.

O sucesso do marketing não está relacionado somente a números, a consistência de um produto ou marca somente ocorre quando se constrói uma ligação de confiança entre quem vende e quem compra. E para alcançar essa confiança é necessário ser transparentes, dedicados, criativos, eficientes e eficazes.

Rodrigo relata no livro algumas dicas importantes que fizeram parte de uma carta que entregou a seus colaboradores. Vamos citar algumas, se quiser ver todas, leia o livro:

  • Conhecemos todas as teorias, mas aqui praticamos uma gestão à brasileira, que contempla a emoção e a intuição.
  • Não me conduzo por ”concordantes”, da discordância civilizada pode sempre surgir a inovação e aperfeiçoamento. Viva a diversidade!
  • Muitas vezes “como falar” importa mais que “o que falar”.
  • Reciprocidade é algo espetacular. Pratiquem-na. Gentileza gera gentileza.
  • Seja paciente, ouça, reflita e somente depois reaja. No mundo do marketing o ego costuma embotar a percepção.
  • Tenha bom senso para se desorganizar um pouco e abrir espaço a novidades.
  • O cliente que nos rende dez mil reais merece o mesmo respeito e atenção do que aquele que pode nos render dez milhões de reais.
  • Se “fazemos acontecer”, não geramos apenas benefício para a companhia e para nós mesmos. Se somos eficientes e eficazes geramos valor social. Ajudamos a construir um mundo melhor. Transformamos emoções em resultados.

Mencionamos abaixo algumas sugestões que Rodrigo citou numa palestra que fez a alunos de marketing de uma faculdade, falando sobre sucesso:

  • Acredite no que está vendendo. Venda somente algo que você mesmo compraria, naquele tempo e lugar.
  • Experimente o seu produto antes de comercializá-lo. Detecte suas virtudes e defeitos. Ajude a aprimorá-lo.
  • Seja ético e entregue o que promete.
  • Seja rápido e objetivo em todo o processo. Coloque-se no lugar de quem está comprando.
  • Aprenda a se relacionar. Ganhe a confiança das pessoas e valorize sua marca, não importa o tamanho do seu negócio.

A equipe da SportsJob pretende fazer uma entrevista com Rodrigo Geammal, para conseguir mais dicas com essa fera do marketing esportivo. Se você quiser participar, envie suas perguntas para [email protected] Se possível iremos incluí-las na nossa lista.

 

Para comprar o livro, ele está disponível na Amazon, clique aqui e compre O DESTINO DO PASSAGEIRO

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