Governança corporativa: saiba o que é e porque ela é tão importante no esporte

governanca_esporte

Governança. Uma palavra que saiu do dicionário e ganhou vida ao encontrar importância e significado na gestão das empresas. Foi assim que surgiu o termo Governança Corporativa, que pode ser definida como o conjunto de processos, costumes, políticas, leis e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada. Governança corporativa é uma área de estudo com múltiplas abordagens e tem como objetivo aumentar a probabilidade de garantir o retorno sobre os investimentos realizados na empresa.

O interesse pelo tema tem crescido, uma vez que está comprovado que manter uma governança, aumenta a lucratividade da empresa. Neste cenário, cada vez mais empresas de diferentes tamanhos e segmentos têm procurado organizar uma estrutura que garanta boas práticas de gestão.

“Currículos recebidos por indicação continuarão a serem aceitos e bem-vistos, mas farão parte de um processo de seleção como qualquer outro, pois precisamos conhecer sobre diferentes profissionais, para ter certeza de estarmos escolhendo o melhor e mais adequado à nossa vaga e empresa.” Essas palavras foram ditas por um gerente de RH de um grande clube de São Paulo, durante uma conversa sobre contratação e analise de currículos. Veja como o cenário está realmente mudando…

Por onde começar?
Quando uma companhia opta por implantar a Governança, deve investir na criação de um conselho de administração ou em comitês de auditoria ou fiscais. É o conselho de administração que cabe apurar eventuais desvios e realizar as respectivas correções de rota. Para que uma pequena ou média empresa inicie seu processo de implantação de governança corporativa, é preciso que ela mapeie seus riscos e conheça a sua real situação.
Esta implantação pode ser feita aos poucos, escolhendo primeiramente aspectos que sanem suas necessidades e se mantenham como apoio diário das decisões. É seguindo as regras que foram criadas pela própria empresa, que ela é capaz de ser mais transparente.

A Governança Corporativa nos Esportes
Desde a década de 90, o tema vem ganhando relevância no cenário esportivo internacional. Transparência nas relações, processos, leis e políticas específicas começaram a ser implementadas nas organizações. Nos últimos anos, essa tendência chegou no Brasil, especialmente nas grandes companhias e, agora, se instala nas médias e pequenas empresas do segmento esportivo.
Seguindo esta tendência e como forma de apoiar o movimento para promover cada vez mais a profissionalização no segmento esportivo, no ano passado o Ministério de Esporte lançou a Cartilha de Governança em Entidades Esportivas. Produzida pelo projeto Inteligência Esportiva, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a cartilha apresenta regras de transparência, gestão democrática e responsabilidade.
O objetivo do material é orientar os gestores de entidades esportivas. O conteúdo da cartilha é dividido em quatro princípios: Transparência e Controle Social; Democracia e Equidade; Prestação de Contas (Accountability); e Responsabilidade.

Ficou interessado? A gente te ajuda a entender um pouco mais! Clique aqui e confira a cartilha divulgada pelo Ministério do Esporte.

Recentemente, outra matéria com essa mesma temática foi feita aqui no site, sobre um encontro que a Trevisan promoveu entre grandes nomes de mulheres do mercado esportivo. Você encontra a matéria neste link!

Continue acompanhando as novidades no blog da SportsJob!

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×