Esporte & Carreira: conheça o trabalho do Psicólogo do Esporte

materiapsicologo

Se, em algum momento da sua vida profissional, você pensou que gostar de esportes limitaria a sua escolha de carreira, o mercado vem provar, cada vez mais, que isso não é verdade. Como já mostramos aqui na SportsJob, existem muitas carreiras e segmentos para quem quer trabalhar na área.

É o caso das pessoas que uniram a formação em psicologia e a paixão pelos esportes. Nesta matéria, vamos mostrar um pouco mais como é a profissão dos psicólogos do esporte!

Considerada relativamente recente, a Psicologia Esportiva nasceu da pressão e estresse sofridos pelos jogadores no mercado esportivo, aumentando a demanda desse profissional. O psicólogo dessa área trabalha para manter o equilíbrio físico e mental dos atletas. A profissão pode ser entendida também como uma área que vem se somar à Antropologia, Filosofia e Sociologia do esporte compondo as chamadas Ciências do Esporte.

Afinal, sabemos que aspectos como motivação, personalidade, agressividade, liderança, dinâmica de grupo e bem-estar psicológico fazem parte do espectro para o bom rendimento de qualquer atleta.  O mercado dos esportes profissionais, especialmente os que envolvem muita audiência e muita rentabilidade para diversos setores, como futebol, basquete e tênis, exigem cada vez mais que do nível técnico de atletas e equipes, fazendo com que o rendimento físico seja cada vez mais equilibrado. Com isso, tem sido dada uma ênfase especial à preparação emocional, tida como o diferencial.

Mas, o campo de atuação do psicólogo do esporte não se limita apenas aos atletas de alto rendimento. Se você ficou interessado em trabalhar nesta área, conheça aqui outras três possíveis frentes de atuação:

Esporte escolar: o psicólogo busca compreender e analisar os processos de ensino, educação e socialização inerentes ao esporte e seu reflexo no processo de formação e desenvolvimento da criança, jovem ou adulto praticante.

Esporte Recreativo: o psicólogo, nesse caso, atua na primeira linha de análise do comportamento recreativo de diferentes faixas etárias, classes socioeconômicas e atuações profissionais em relação a diferentes motivos, interesses e atitudes.

Esporte de reabilitação: desenvolve um trabalho voltado para a prevenção e intervenção em pessoas portadoras de algum tipo de lesão decorrente da prática esportiva, ou não, e também com pessoas portadoras de deficiência física e mental.

Uma das provas da efetividade do trabalho destes profissionais é que grandes países que são potências olímpicas, como Estados Unidos, Rússia, Japão, China e Alemanha, são também as referências nesta área de atuação. Mas, é importante destacar que o Brasil cresce cada vez mais neste segmento.

Se trabalhar unindo esporte e psicologia é o seu sonho, conheça nosso site e cadastre-se para acompanhar as nossas oportunidades profissionais!

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×