Com mais de 3 milhões de seguidores, Karina Peloi fala sobre os desafios e oportunidades para profissionais de Nutrição

KP-site-3 copy

Neste dia 31 de agosto é comemorado o Dia do Nutricionista. Você conhece a relevância dessa profissão? Afinal, como diz o ditado, somos o que comemos! E a SportsJob aproveita a data para falar sobre a importância da alimentação e de como a conscientização da população sobre qualidade de vida tem feito crescer o campo para os profissionais desta área.
Segundo o Ministério da Saúde, ter uma boa alimentação é mais do que simplesmente satisfazer a fome. Uma alimentação saudável deve incluir o consumo de nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo humano, e isso leva a um aumento da qualidade de vida.
Além disso, a boa alimentação está, muitas vezes, ligada à busca por um corpo mais bonito, o que faz com que milhões de pessoas procurem, anualmente, profissionais desta área para conquistarem padrões estéticos e uma vida mais saudável. Ou seja, os profissionais da nutrição ganham cada vez mais importância.
Por outro lado, com a popularização das redes sociais, cresce também o número de pessoas sem estudo e especialização na área falando sobre o tema para milhares de seguidores, sem o conhecimento necessário para instruir sobre alimentação. Neste cenário, a relevância do nutricionista é ainda maior frente a este desafio.

Karina Peloi é nutricionista, pós-graduada em Nutrição Funcional, coach e uma celebridade nas redes sociais, com 3,4 milhões de seguidores no Instagram. Ela conversou com a SportsJob sobre a profissão e muito mais! Confira na nossa entrevista exclusiva!

Como você soube que a Nutrição era a carreira dos seus sonhos?
Um dia estive acima do peso e precisei passar por um processo de reeducação alimentar para emagrecer. Com isso, adorava dar conselhos às pessoas sobre emagrecimento e saúde. Mas nessa época era estudante de Direito. Após alguns anos, foi ficando cada vez mais forte em mim o meu desejo de ajudar outras mulheres a serem mais saudáveis e emagrecer. Mas para isso, precisava voltar à graduação. Depois de oito anos como advogada, fui cursar nutrição.

Na sua opinião, quais são as características indispensáveis que um bom nutricionista tem que ter?
Um bom nutricionista, como qualquer profissional, precisa amar o que faz, pois somente amando é que poderá se dedicar ao estudo e conhecimento da sua profissão. Estudar e saber da sua área é o básico, imprescindível. Depois, precisa gostar de ajudar pessoas, ter características de um cuidador e acolhedor de pessoas.

Qual a importância do profissional da nutrição neste momento em que tantas pessoas que acham que podem falar sobre alimentação na internet?
O papel do nutricionista é se posicionar. Vejo vários colegas reclamando porque têm pessoas falando na internet sobre alimentação, mas não se posicionam. O nosso papel é levar informação correta, baseada em ciência, fazer a nossa parte, o que depende de nós, pois nunca vamos controlar o que as pessoas falam.

Qual a sua dica para jovens que querem começar nesta carreira?
Hoje ser nutricionista está em alta, até meio na moda. Então, antes de estudar nutrição, certifique-se sobre a carreira. Estudar nutrição não é apenas estudar alimentos. Muitos não gostam quando se deparam na faculdade de nutrição com disciplinas como fisiologia, bioquímica e imunologia, por exemplo. Vale observar toda a grade curricular do curso, conversar com os profissionais e se certificar se realmente é isso que quer.

Que recado você deixa para os profissionais da área, Karina?
Pra finalizar, quero parabenizar todos os colegas de Nutrição. Hoje temos uma missão muito importante em nossas mãos. Mais de 50% da população brasileira está acima do peso. Milhares de pessoas precisam de ajuda e orientação sobre alimentação para que melhorem a saúde e qualidade de vida. Tenho pela convicção de que a alimentação é a base para uma vida repleta de saúde, vitalidade e longevidade, ou um caminho para as doenças. Então, precisamos estar conscientes disso para sermos agentes de mudanças do padrão e comportamento alimentar da população.

Gostou da entrevista? Sonha ou já é da área e está em busca de oportunidades?
Cadastre o seu CV em nosso site! Em média são 15 novas vagas por dia na área esportiva e uma delas pode ser a sua!

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×