Wellness é tendência nas empresas!

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Saiba o que é e como implantar para atrair os melhores profissionais

É provável que, em algum momento, você já tenha se deparado com o termo wellness, que pode ser traduzido ao pé da letra como bem-estar. Ele envolve os âmbitos corporal, emocional, ocupacional, intelectual, social e espiritual. O que você talvez não saiba é que atualmente o wellness pode ser uma poderosa arma de recrutamento e atração nas empresas. Acompanhe-nos nesta leitura que a SportsJob vai te mostrar como!

As vantagens do wellness na sua empresa
O conceito de bem-estar do wellness está sendo, cada vez mais, levado para dentro das empresas, afinal, são em nossos trabalhos que passamos a maior parte dos nossos dias. Pensando nisso, empresários têm buscado entender como podem implantar programas de exercícios, alimentação e até meditação, que atraiam e retenham bons profissionais. As empresas têm investido em programas de bem-estar e até procurado certificações wellness para suas marcas.

Quais as vantagens para a minha empresa?
Os programas de bem-estar podem mudar os padrões comportamentais que levam a doenças crônicas como asma, doenças cardíacas, obesidade, câncer e diabetes. Quando os funcionários mudam seu comportamento, o resultado é um menor custo de assistência médica para os empregadores.
A produtividade é outro fator afetado quando os funcionários não estão no seu melhor, física e mentalmente. A baixa produtividade dos funcionários refere-se a um cenário em que alguém está fisicamente presente no trabalho, mas “não está lá” mentalmente. A causa pode ser múltiplos fatores: falta de sono, dores de cabeça, problemas de saúde mental ou mesmo problemas financeiros. É por isso que acrescentar a doença mental ao bem-estar geral é agora sinônimo de bem-estar físico.
A falta e a perda de produtividade por motivos de saúde também podem levar ao absenteísmo, que é quando os funcionários, por algum motivo, faltam ao trabalho.


Por onde começar?
Confira nossas dicas de como começar a implantar o wellness em sua empresa.

Encontre seu formato ideal: seu programa de bem-estar pode incluir desde fornecer materiais de educação em saúde até levar serviços preventivos ao local de trabalho. Há uma grande variedade de atividades que você pode trabalhar em seu programa e dependem de sua cultura e objetivos corporativos.
Inclusão é importante: você não pode forçar os funcionários a participar do seu programa de bem-estar, mas você precisa torná-lo acessível a todos os funcionários da sua empresa. Se as deficiências ou condições de saúde forem uma preocupação, planeje isso e faça adaptações às suas atividades de bem-estar, conforme necessário.
Seja flexível: como muitas estratégias corporativas, um programa de bem-estar não é algo que você possa planejar e esquecer. Precisa ser uma estratégia viva, que mude conforme a sua empresa muda. Deixe o seu programa de bem-estar ser ajustado de acordo com a sua cultura.
Saiba se está funcionando: você deverá ter medidas para acompanhar os resultados do wellness, assim como faria com qualquer novo investimento empresarial. Você pode, por exemplo, acompanhar resultados de biometria da saúde, produtividade e satisfação do funcionário ano após ano para determinar os impactos de longo prazo que seu programa está tendo.
Você não está sozinho: atitudes cada vez mais positivas em relação ao bem-estar dos funcionários sugerem uma iminente implementação do programa de bem-estar. Ficar à frente desse aumento pode ajudar a dar uma vantagem ao seu negócio e um benefício adicional. Ser um dos primeiros a adotar o bem-estar dos funcionários permite diferenciar seus negócios dos outros em seu espaço corporativo em relação à imagem pública e ao recrutamento de funcionários talentosos.

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