Assédio no mercado de trabalho

Esse tema tão repugnante, volta a ser manchete nos últimos dias e não podemos deixar de falar sobre ele.

Assédio moral e assédio sexual no ambiente corporativo deve sempre ser denunciado.

“Assédio moral é definido como qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento ou atitude) que atente, por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho”. 

“Assédio sexual pode ser definido como uma conduta insistente, persecutória, que atenta contra a disponibilidade sexual da pessoa assediada, afrontando seu direito de dispor do próprio corpo”.

Essas são explicações das cartilhas do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Trabalho. Exatamente o que tem sido denunciado contra alguns profissionais que praticavam com muitas das mulheres com quem trabalhavam.

Se você quiser conhecer mais sobre vários tipos de assédio, veja matéria publicada pela USP, clicando aqui.

Infelizmente ainda temos que conviver com esses comportamentos de indivíduos que se imaginam acima dos direitos alheios apenas por possuírem cargos mais elevados, ou simplesmente por serem “homens”. Isso precisa acabar, e denunciar é o melhor caminho.

Encontramos um guia que explica o que fazer caso você seja vítima ou testemunha de assédio, produzido pela Forbes, para acessar e saber mais, clique aqui.

A SportsJob também já fez uma matéria sobre o tema em 15/06/2021. Se você ainda não leu acesse a matéria do blog ASSÉDIO NÃO. A matéria fala sobre a denúncia de assédio sexual feita por uma funcionária ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol.

Não gostaríamos de estar voltando nessa questão, mas ela está presente e não podemos ignorar. Precisamos dar um basta nesse tipo de atitude, vamos escrever sempre que esse assunto voltar à tona, mas esperamos que essas denúncias e manifestações acabem em breve com esse tipo de comportamento que nos envergonha.

Estaremos sempre unidos para protestar contra qualquer tipo de abuso ou discriminação.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×