Em expansão, marketing esportivo cresce após Copa e Olimpíadas no Brasil; confira entrevista com especialista na área

Foto site – matéria marketing esportivo SportsJob

A promoção e divulgação das marcas por meio do esporte é uma prática centenária, iniciada pela Gillette no início do século 20 (contamos essa história e entrevistamos a diretora de Marketing da Gillette aqui). Após viver um boom no Brasil nos anos que antecederam a realização da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016, o mercado esportivo passou a valorizar os profissionais de marketing, com maior investimento nas equipes de Comunicação de clubes, confederações e também maior número de ativações por parte das marcas.

Para entender melhor este cenário, a SportsJob bateu um papo com Eduardo Esteves, profissional do setor há uma década e fundador do site MKT Esportivo. Eduardo iniciou sua carreira em uma empresa de pesquisa e inteligência de mercado, tendo migrado para a área digital com foco em mídias digitais e conteúdo. Em sua carreira, o profissional acumula projetos realizados com grandes marcas como Adidas, Powerade, Banco do Brasil, além de ações envolvendo nomes como Ronaldo Fenômeno, Neymar, Lucas Moura e Casemiro.

 

Como você decidiu que gostaria de trabalhar na área de marketing esportivo?
Desde o colégio, antes mesmo do Ensino Médio. Esporte é a minha paixão desde a infância e sempre gostei deste lado criativo, de bastidores e do universo das marcas. Foi algo absolutamente natural ao saber que poderia levá-los como profissão.

O Brasil sediou nesta década os dois maiores eventos esportivos do mundo. Você vê alguma evolução no mercado esportivo brasileiro após a Copa e as Olimpíadas?
Vejo uma evolução por parte de marcas e clubes. No primeiro caso, as empresas finalmente abriram os olhos para a necessidade e importância de se ativar o patrocínio, manter um relacionamento estreito com torcedores/fãs/seguidores para que o investimento faça sentido. Já os clubes desenvolveram seus departamentos e apostam cada vez mais em mão de obra qualificada.Na outra ponta, creio que o amadorismo ainda existe por parte de dirigentes e confederações, mesmo após receber dois megaeventos. Fora estádios e demais estruturas que estão obsoletas e que poderiam abrigar atletas de diversas modalidades que penam por treinamentos e melhores condições de trabalho.

Por que o esporte brasileiro ainda sofre tanto com a falta de patrocínios?
Pois o investimento, que parece ficar cada vez mais escasso, acaba concentrado no futebol. É inegável que as marcas precisam justificar e ter o retorno do montante investido. Para isso, precisam de um projeto robusto, que una vitrine e vitória. Mas numa balança de interesses comerciais, o peso do futebol sempre será maior. As demais modalidades infelizmente acabam sendo lembradas no período pós-Copa e ficam no hype até o fim dos Jogos Olímpicos.

Pensando no lado dos patrocinadores, você acredita ser possível obter retorno de investimento em outras modalidades no Brasil que não o futebol? Qual o caminho para isso?
Claro que acredito. O NBB (Novo Basquete Brasil) é a maior prova disso e um case de sucesso de fortes marcas parceiras. Uma liga que se estruturou ao longo dos anos, competitiva, com profissionais qualificados e que pensam no crescimento do basquete de maneira equilibrada, da base ao profissional. Tudo ancorado em um planejamento e cumprindo objetivos definidos por temporada. Consequentemente, gerou interesse das empresas, das emissoras e do público. Onde tiver interesse e visibilidade, as marcas estarão por lá.

Quais dicas você dá a quem pretende trabalhar na área?
Qualifique-se, amplie o horizonte de interesse para além dos esportes (afinal, todos os setores nos impactam) e conheça profissionais atuantes. Meta a cara, siga nomes conhecidos do mercado nas redes sociais, ative e atualize o Linkedin. Interaja, convide para um café e não tenha vergonha de nada.

 

Além de conteúdo sobre o setor, trazendo as principais notícias sobre patrocínios e ativações no mercado esportivo no Brasil e no mundo, o site MKT Esportivo também oferece um curso online para profissionais em início de carreira ou interessados em fase de transição. O curso online ‘MKT Esportivo para Iniciantes’ é gravado e recomendado para estudantes, universitários, simpatizantes do tema que queiram ingressar na área ou obter um conhecimento inicial sobre este campo de atuação. O conteúdo aborda a evolução do marketing ao longo das décadas, conceitos sobre patrocínio, indústria, perfil de público e atuação no mercado. Saiba mais sobre o curso aqui.

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