Especial Dia da Mulher: Solange Frazão, eterno ícone fitness brasileiro, conta à SportsJob o segredo do sucesso

Solange Frazão para site

Neste 8 de março, não nos faltam exemplos de mulheres reconhecidas no mundo dos esportes: atletas, profissionais liberais, executivas, jornalistas e tantas outras profissionais em diversas áreas do segmento. E hoje, como forma de homenagear todas as mulheres apaixonadas pela área esportiva, a SportsJob entrevistou um ícone do mercado fitness brasileiro: a empresária, treinadora e apresentadora Solange Frazão.

Solange dominou as TVs brasileiras no fim da década de 90 quando o assunto era ginástica, exercícios e bem estar e é reconhecida até hoje como referência no assunto. Confira a nossa entrevista com Solange, que nos contou qual o segredo do sucesso para se manter, mais de 20 anos depois, como uma das referências na área.

SJ: Quando você percebeu que queria passar a vida trabalhando com esportes?
Solange Frazão: Desde sempre! Quando criança amava as atividades que pulavam e corriam e que tivessem bolas. Mais tarde um pouco me interessei pelo ballet e fiz todos os cursos (clássico e moderno). Junto a isso, eu andava de skate, brincava de queimada na rua, jogava taco, andava de bike e apostava corridas com as amigas… Quando adolescente, fiz parte de um time do clube Continental, onde jogávamos handebol e vôlei interclubes. Depois disso, tinha certeza do eu queria pra minha vida. Sempre tive garra, amava os desafios, tinha disciplina e muita determinação. Aprendi com o esporte que ganhar sempre seria um objetivo, mas perder fazia parte da vida também. Me interessei pela atividade física bem cedo e tenho certeza que estava escrito nas estrelas tudo em que me transformei.

SJ: Como foi seu início de carreira como primeira mulher referência do mercado fitness no Brasil? Você enfrentou preconceitos?
Solange Frazão: Peguei a fase mais difícil para uma mulher “atleta” no mundo fitness. Sofri preconceitos sim, até mesmo de amigas próximas. Desde o início éramos fortes, de corpo atlético, e éramos taxadas como “meninas masculinas”. Não tínhamos tempo para namorar, fumar, passear e viajar como as outras tinham. Nossa vida era os treinos e vida saudável, como acordar bem cedo e dormir cedo. Comer bem, suplementar e treinar. Cumpríamos as regras do nosso treinador e isso incomodava demais as meninas e até os meninos que não faziam esportes. No mundo fitness não foi diferente. Muitas vezes não conseguíamos trabalho por sermos mulheres. Recebi muitos nãos, até conseguir o primeiro trabalho em academias. Mas nunca desisti porque sempre acreditei no meu potencial e na minha vontade de vencer todos os obstáculos e provar que eu tinha conteúdo e que poderia ser uma profissional renomada e ser também uma “mulher fitness”, bonita, feminina e de muito conhecimento não foi fácil. Não havia internet e eu buscava cursos e conhecimentos pelos livros. Mas foi na garra e peito que levantei a bandeira em 1998. Valeu à pena! Me sinto uma vencedora de muito sucesso!

SJ: Você é uma das responsáveis por ter feito este mercado se popularizar. Acredita que hoje o ramo fitness oferece mais oportunidades para os profissionais?
Solange Frazão: Muito! Tudo mudou e me orgulho desta bandeira que levantei, juntamente com o progresso fitness. Foi uma evolução lenta, mas aconteceu mais cedo que imaginei! Fui para a televisão em 1998 e comecei a mostrar uma realidade maravilhosa dentro do mundo fitness. O “bum” aconteceu e tudo se transformou junto comigo. Hoje posso dizer de “boca cheia” que os profissionais da educação física são tratados e respeitados como “doutores da saúde”. O Brasil é o segundo maior mercado de academias no mundo, com um número superior a 33 mil unidades registradas na Associação Brasileira de Academias (ACAD Brasil), ficando atrás somente dos Estados Unidos. Isso representa mais empregos e trabalhos para os profissionais, comércio, e mais pessoas buscando qualidade de vida e saúde. No ano de 2015, em meio ao turbilhão da crise que vivemos, o setor do fitness foi um único setor que ainda assim cresceu 8%. Esse aumento não foi somente pela preocupação com a nossa aparência, mas também pela maior difusão dos benefícios que a prática de exercícios promove na saúde, tanto na prevenção e no rendimento quanto no tratamento de diversas doenças que afetam a população. Só sucesso!

SJ: Você saiu do sucesso nas TVs para a influência nas redes sociais. Como você até hoje se mantém uma referência em sua área? A que deve o seu sucesso?
Solange Frazão: Acredito que seja a minha persistência e verdade. Sempre acreditei e quis ser exemplo, principalmente para as mulheres, mostrando que tudo é possível quando se você tem disciplina e vontade. Sou uma referência verdadeira e real. Falo sempre pra elas que estou escrevendo a minha própria história porque quero que “amanhã” eu seja inspiração para aqueles que estão começando! Tenho orgulho de mim, modéstia parte, por todos os meus esforços. Sei dos meus valores porque foram suados e são verdadeiros e reais. Agradeço de coração todos os reconhecimentos porque quem reconhece são pessoas que acompanham meu dia a dia e a minha verdade. É muito bom quando as pessoas me encontram e dizem sobre esse valor. Me motiva ainda mais a nunca parar de provar que podemos sim viver mais e com mais qualidade.

SJ: Que conselho você daria para as mulheres que hoje estão em início de carreira e que se inspiram em você?
Solange Frazão: Sejam verdadeiras e amem suas profissões a ponto de lutarem muito por elas sem desistir. Estudem muito e se aprimorem ao máximo. Se dediquem a tudo o que vocês realmente acreditam. Nunca desistam de vocês e alcancem suas próprias metas, sempre com outras na frente, já engatadas. Não podemos pensar em um crescimento só pessoal, mas sim em um crescimento em massa de toda população. Sejam referências no que vocês fazem e sejam sempre um exemplo a ser seguido dentro de suas áreas. E o principal, façam tudo com muito amor que o resto a vida faz por si só. Não é sorte, é dedicação!

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×