Das piscinas para os negócios: Gustavo Borges conta como se tornou empreendedor no disputado mercado esportivo

Gustavo Borges

Um dos maiores nomes do esporte olímpico brasileiro, Gustavo Borges é referência mundial quando o assunto é natação. Dono de quatro medalhas olímpicas e 19 pan-americanas, o ex-atleta dominou a modalidade durante os anos 90 e início dos anos 2000, subindo ao pódio nos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992, Atlanta 1996 e Sydney 2000. Depois de construir uma carreira extremamente vitoriosa dentro das piscinas, Gustavo decidiu se dedicar a uma outra área completamente distinta: o mundo dos negócios com foco no mercado esportivo, e falou com a gente sobre a sua jornada. Confira o que ele conta nesta entrevista exclusiva à SportsJob.

Depois do encerramento da carreira em 2004, o lado empresário começou a surgir. Em 2005, o ex-atleta criou o metódo Gustavo Borges com o objetivo de sistematizar rotinas de aulas que aprimoram as estratégias de ensino da natação. Todo o trabalho foi pensado para diferentes níveis e idades, com avaliações frequentes realizadas durante o ano pela equipe de professores.

13 anos depois, em 2018, Gustavo vê seu esforço na implementação e divulgação da metodologia por academias de natação em todo o país dar resultado. E muito! Atualmente 380 escolas licenciadas por todo o Brasil adotam sua linha de ensino, além das quatro academias próprias que levam seu nome. (Dica: se você já é cadastrado, fique de olho na área de vagas da SportsJob. Já anunciamos 5 vagas de trabalho em diferentes unidades das Academias Gustavo Borges. Se ainda não se cadastrou, não perca tempo e confira essas e outras oportunidades no mercado esportivo anunciadas todos os dias na SportsJob).

Depois de se dedicar diariamente por tantos anos e treinar pesado nas piscinas, o ex-atleta investiu nos estudos e formação para o mundo dos negócios. Formado em Economia pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, ele conta que foi influenciado a empreender por seus pais, sócios e também por sua vivência no esporte. “O esporte ajuda a empreender o próprio corpo e isso acaba ajudando para o mundo dos negócios também. Você tem um objetivo, metas, sonhos… Com isso você faz um trabalho bem feito e acaba colhendo os resultados e as conquistas”, revela Gustavo.

Apesar do rápido sucesso, a transição das piscinas para o mercado corporativo não foi fácil. Além de cursos e especializações no mundo dos negócios, Gustavo revela algumas dicas aos que possuem interesse em empreender e criar o próprio negócio. “É preciso ter um foco forte, com objetivo e metas de trabalho para que um sonho seja atingível, seja ele difícil ou não. Independentemente do seu sonho, é preciso se capacitar, estar atento às mudanças do mercado para estar sempre preparado”, ele destaca.

E você, que sonha em trabalhar com esportes, já deu o seu primeiro passo? Entre na SportsJob e cadastre-se. Ou, se você tem uma empresa na área, como o Gustavo, divulgue as suas vagas para encontrar os profissionais mais especializados do mercado!

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×