Engenheiro têxtil do esporte: conheça essa profissão

229. Engenharia Têxtil

Amar a engenharia e a ciência da construção das coisas, ao mesmo tempo em que ama esportes e, por que não, a moda. Impossível juntar todas essas paixões em uma só profissão? Não para o engenheiro têxtil do esporte!

A Engenharia Têxtil estuda a fabricação e o tratamento de fibras, fios e tecidos. Aliados a outros profissionais, como engenheiros de materiais, químicos e físicos, por exemplo, o engenheiro têxtil pode atuar focado nos esportes, desenvolvendo os mais variados tecidos para o vestuário e equipamentos de atletas, desde roupas que filtram raios UV, até materiais ultraleves que permitem maior flexibilidade, menor atrito e maior velocidade.

Com os esportes profissionais sendo praticados cada vez em mais alto nível, esta profissão aumenta a cada ano de importância. Afinal, a roupa do atleta pode influenciar nos milésimos de segundo que fazem Bolt estar em primeiro lugar nas pistas ou Phelps nas piscinas.

E o que dizer de todo o mercado que gira em torno das tendências de moda para roupas esportivas? Ou ainda, da tecnologia por trás de peças que devem ser adequadas a correr no calor brasileiro ou esquiar na neve sem sentir frio? Pois é, tudo isso é responsabilidade do engenheiro têxtil.

No seu dia a dia de trabalho, este profissional faz o acompanhamento de todas as etapas produtivas, que incluem processos produtivos de fios e tecidos, escolha dos fornecedores, preparação para auditorias, negociação de preços e gestão das entregas. É uma área de mercado desafiador e ainda com poucos profissionais, mas com boas oportunidades e empresas em atuação.

O Curso

No início, o curso é composto de matérias básicas das engenharias, como matemática, informática e física. Depois o currículo inclui disciplinas técnicas que abordam a composição de fios e tecidos, processos de fação, tecelagem, malharia e confecção.

As matérias específicas incluem fibras têxteis, texturização, beneficiamento, controle de qualidade e desenvolvimento do produto, além de projetos e instalações industriais têxteis.

Há também conteúdos ligados à gestão de negócios e controle da produção. Estágio e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios. A duração média é de 5 anos.

 

Gostou? Conte com a SportsJob para encontrar estágios e oportunidades de carreira nessa área! Cadastre-se.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×