Entrevista – Dino Vieira, gerente de marketing da Lusa.

clone tag: -8300073212723672633

Entenda um pouco mais sobre o marketing esportivo no futebol, entrevistamos Dino Vieira, 35 anos, gerente de marketing da Associação Portuguesa de Desportos. Ele conta um pouco de sua trajetória, ações importantes nesse período e como conseguir a tão desejada posição no mercado.
Graduado em comunicação social – Publicidade e Propaganda pela Uninove e cursando MBA em gestão e Marketing Esportivo pela Trevisan Escola de Negócios Dino. Depois de passar por duas agências de Marketing Esportivo na área de eventos onde o foco das atividades eram corridas de rua, campeonatos de futebol/basquete e demais esportes, começou sua trajetória na Associação Portuguesa de Desportos  como estagiário e hoje tem o desafio de resgatar a credibilidade e tradição da Lusa no cenário nacional. Acompanhe a entrevista completa com as etapas vencidas, projetos realizados e desafios a serem encarados.

Fez cursos a parte? Quais?
Sim. Fiz cursos no Senac, Universidade do Futebol, THE360, Institute Johan Cruyff, todos voltados a área de gestão e marketing esportivo.

Trabalhar com marketing esportivo foi um acaso ou foi uma meta atingida?
Sempre fui apaixonado por esportes então digamos que foi uma meta atingida. Algo que sempre me chamou a atenção foi a organização dos eventos esportivos, os patrocínios, produtos com a marca do Clube. Pode-se dizer que já estava em meu DNA.

Fale um pouco dos projetos que você desenvolveu, desses, qual o que mais brilhou seus olhos?
Alguns projetos interessantes que fizemos na Portuguesa: “Todos Mais Um” com a participação ilustre do Maestro João Carlos Martins, torcedor fanático da Lusa, que incentivou o torcedor a comparecer aos jogos no Estádio do Canindé durante a participação no Brasileirão Série A 2013. O Maestro é uma pessoa fantástica! Teve show no gramado do Canindé com o Maestro tocando piano, ativação nas mídias sociais com os jogadores, palestra motivacional do Maestro com o elenco etc. A “Coleção Grandes Ídolos” também teve muito engajamento da torcida. Lançamos periodicamente as camisas do Capitão, Dener e Enéas, com os produtos sendo esgotados rapidamente. E em 2020, ano do centenário da Lusa, também estamos lançando novos projetos.

Hoje no clube, quais os principais objetivos e desafios?
Hoje o principal desafio é resgatar a credibilidade do Clube após anos de instabilidade. Os objetivos são profissionalizar o Clube, recolocar a Portuguesa novamente no cenário nacional, onde é o seu devido lugar, e resgatar as tradições de formar cidadãos acima de tudo, e novos talentos para o futebol brasileiro.

Como você define o perfil do profissional que queira trabalhar com marketing esportivo?
Um profissional 24/7 (24 horas por dia, 7 dias na semana), que esteja constantemente conectado com o mundo dos esportes e gestão, sempre buscando aperfeiçoamento e novidades da área.

O que você enxerga como principal problema para ingressar no mercado esportivo?
Além da mentalidade amadora que persiste em muitos lugares, muitos ainda contratam através de indicação de conselheiros, diretores, que muitas vezes não exercem as competências exigidas para o cargo.

Sabemos que o esporte gera muito lucro para as marcas que patrocinam os clubes, qual o papel principal do profissional de marketing nessa relação (clubes x patrocinadores)
O papel fundamental do profissional de marketing é dar o suporte necessário para a ativação do patrocínio, e não apenas a exposição de marca. Estar alinhado com o patrocinador é essencial para sabermos aonde ele pretende chegar através do patrocínio, qual o seu objetivo, como pretende atingi-lo etc. Através desse briefing encontrar formas de comunicá-lo ao torcedor (ativação).

Dentro desse mercado, vendo o antes e durante a pandemia, como você imagina o amanhã?
Essa é a grande dúvida do momento. Aceleração digital por parte da maioria dos clubes, federações, confederações etc. é nítida. Claro, não estou dizendo que todos estão 100% focados no digital, mas creio que demos um grande passo para isso. Devemos encontrar outras fontes de receitas que não sejam o trivial.

Qual a mensagem que você deixa para quem quer trabalhar com esporte e no futebol?
Estude e se profissionalize para a área. Nos dias atuais não há mais espaço para quem apenas goste de esportes, mas não esteja imerso em cursos, debates, estudos, etc. Procure sempre estar atualizado em sites específicos da área, clubes, federações e vagas no SportsJob. Sonhe e corra atrás de seus objetivos!

Saiba mais sobre as ações da Associação Portuguesa de Desportos – http://portuguesa.com.br/site/
Fique por dentro das vagas em futebol acesse o link – https://sportsjob.com.br/encontre-uma-vaga/

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×