Dia do Repórter: jornalista da ESPN, Eduardo de Meneses conta os bastidores da profissão no mercado esportivo

Foto Eduardo de Meneses para site SportsJob

Participar da cobertura dos maiores eventos do esporte mundial, acompanhar o dia a dia das principais equipes do futebol brasileiro, aparecer na TV para trazer as últimas notícias do cenário esportivo. Quem é apaixonado por esporte certamente já se imaginou na profissão de um jornalista para fazer um pouco disso tudo e ainda receber um salário por isso. O hobby em forma de trabalho. Ao menos é assim que os profissionais da área são vistos.

A realidade da profissão, no entanto, tem muitas dificuldades, conforme conta Eduardo de Meneses, repórter dos canais ESPN e recém-chegado ao canal Desimpedidos, no Youtube. “O futebol e o jornalismo apresentam esse glamour, mas existem muitas dificuldades. A maior delas é que você precisa ter 100% de dedicação e foco para trabalhar nessa área. Quando você está viajando você perde festas, churrascos dos amigos, viagens, apresentação da filha na escola, aniversário da esposa, dos pais. É uma vida sem rotina, que tem o lado bom e o ruim onde tudo pode acontecer”, comenta o repórter que atualmente é setorista do Palmeiras pela ESPN, além de apresentar o quadro de entrevistas ‘Além da Bola”, onde faz conversas bem-humoradas com jogadores e personagens do futebol.

Formado em Jornalismo pela PUC Campinas, Eduardo de Meneses tem ampla experiência na área, tendo trabalhado por alguns dos maiores veículos da imprensa esportiva, como rádios Globo e Transamérica, Rede Record, Revista Placar e, há mais de 5 anos, na ESPN. A construção da carreira no jornalismo esportivo se deu após a desistência de ser jogador de futebol e, ainda com 12 anos, resolveu apostar na carreira na comunicação depois de se tornar um devorador de conteúdo esportivo de veículos como a Gazeta Esportiva e a Revista Placar.

Em tempos de notícias falsas, as chamadas ‘fake news’, o repórter destaca a importância do jornalismo. “As fake news surgem porque as pessoas têm acesso a diversas ferramentas de comunicação como o Twitter, Facebook, Instagram, todas onde se pode criar conteúdo. Cabe a quem busca informação correta saber a procedência do conteúdo, da fonte. Eu sou um cara que tem um perfil descontraído, mas que não brinco com a notícia, que é algo muito sério”, analisa.

O jeito irreverente e descontraído de Eduardo de Meneses fez com que o repórter conquistasse espaço na profissão e recentemente passasse a integrar a equipe do canal Desimpedidos, maior perfil focado em futebol no Brasil, com quase 7 milhões de seguidores. “O jornalista é um ser humano que ri, se emociona e isso passa a verdade para quem está acompanhando”, ressalta o profissional, animado com a possibilidade de falar para um público diferente da TV, abrangendo novas faixas etárias e classes sociais.

Aos interessados em trabalhar no jornalismo esportivo, a dica é aparentemente simples, mas de um valor fundamental para os iniciantes ou em momento de transição na carreira: “Nunca desista. Você vai ouvir muito não, muita chacota, muita gente dizendo que você é maluco. Mas lembre-se que os malucos é que vão mudar o mundo. Não desista e se prepare. Entenda o todo, o seu mercado, a inserção na área econômica, no marketing e etc”, explica Eduardo.

Acompanhe o trabalho de Eduardo de Meneses também em seus perfis sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/dumeneses/

Twitter: https://twitter.com/dumeneses

Facebook: https://www.facebook.com/eduardo.demeneses.1/

A SportsJob já disponibilizou mais 2500 vagas de emprego na área esportiva, muitas delas relacionada ao jornalismo e comunicação. Cadastre-se em nosso site, acesse a área de vagas e candidate-se para as oportunidades. Seu próximo emprego pode estar aqui!

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×