18 áreas para trabalhar no futebol

soccer ball on the white line at stadium

Aqui na SportsJob, diariamente temos contato com candidatos que se dizem apaixonados por futebol e gostariam muito de trabalhar envolvidos nessa área, mas não são jogadores profissionais, então que profissão poderiam ter?
O futebol profissional não é formado apenas por jogadores e técnicos. Diariamente, inúmeras pessoas estão envolvidas com o esporte.
São muitas as opções para esses que pretendem unir a profissão com o amor por um hobby. Nessa matéria vamos falar um pouco de algumas delas.

  1. Educador físico – O educador físico é o primeiro profissional que a gente lembra quando pensa em esporte. Sob sua responsabilidade está o acompanhamento e o desenvolvimento de atletas, criação de programas esportivos, treinamentos personalizados e atuação como instrutor de diversas modalidades esportivas (vôlei, futebol, basquete, etc.). Também é comum vê-los em sala de aula, como professores.
  2. Fisioterapeuta – A Fisioterapia é a melhor amiga do atleta ou de qualquer pessoa que resolve se enveredar pelo universo esportivo. Os profissionais da área têm a função de reabilitar lesões decorrentes da atividade física.
  3. Nutricionista – Nutrição esportiva é uma das profissões mais quentes do momento. Elaborar dietas pensadas nas necessidades individuais de cada atleta tem gerado resultados impressionantes.
  4. Médico – A Medicina Esportiva é uma das áreas mais importantes do esporte, em todas as modalidades. Para isso é necessário fazer o curso de medicina, com seis anos de duração, seguido por mais dois anos de especialização. Médicos ortopedistas, que conhecem a fundo todos os músculos e ossos, também costumam trabalhar com esporte.
  5. Psicólogo – Outra figura chave é o psicólogo. Ele faz um importante trabalho de fortalecimento psicológico para que os atletas possam encarar situações de pressão com mais tranquilidade ou que superem derrotas.
  6. Rádio e TV – Saindo da área da Saúde e indo para a Comunicação, quem se forma em Rádio e TV pode trabalhar criando e editando programas radiofônicos ou televisivos. A carreira também possibilita seguir como locutor ou comentarista esportivo.
  7. Jornalista – O jornalista esportivo é outra figura importante nesse universo. Ele tem a missão de escrever notícias esportivas para diferentes mídias– impressa, TV, internet. Também pode atuar como assessor desportivo, divulgando as ações de seus clientes, ou mesmo acompanhando atletas e personalidades do esporte.
  8. Fotojornalista – Para quem curte captar imagens, essa pode ser uma boa área para se seguir. É preciso ter habilidade e sensibilidade para dar os melhores cliques na câmera.
  9. Marketing Esportivo – São muitas as campanhas esportivas. Empresas de produtos para o esporte gastam milhões com publicidade para promover suas marcas, principalmente porque grandes eventos como Copa do Mundo e os campeonatos de futebol agitam esse mercado.
  10. Relações Públicas – Esse é o profissional que atua na coordenação e assessoria de clubes e equipes. É uma boa área para quem tem facilidade com comunicação e agilidade para controlar crises.
  11. Eventos – Há muitos profissionais que se dedicam à realização de eventos esportivos como campeonatos, Copa do Mundo, olimpíadas  e por aí vai. Seu diferencial é dominar toda a cadeia de fornecedores que permitem a realização de um evento impecável.
  12. Gestor – O gestor desportivo é responsável por criar, implementar e gerenciar programas esportivos. Também gerencia equipes, materiais e finanças na área.
  13. Finanças – É o profissional que trabalha com concessão de créditos, captação de fundos, de clubes ou instituições esportivas. A receita com transferência de jogadores, bilheteria, sócios, marketing, premiações é enorme. São várias fontes que necessitam profissionais especializados para administrar o dinheiro.
  14. Direito Desportivo — Direito desportivo é um ramo do direito que trata das relações jurídicas existentes nas atividades desportivas. Trata-se de todo um conjunto de regramentos, com disposições administrativas, trabalhistas, civis e fiscais, entre outras, relacionadas ao mundo do esporte.
  15. Estatístico – Talvez você nem perceba, mas em qualquer grande equipe esportiva tem sempre um bom estatístico anotando tudo o que acontece no decorrer da partida. Ele acompanha o desempenho individual e coletivo e gera informação estratégica importantíssima para gestão dos clubes ou dos atletas.
  16. Engenheiro e designer de produto – Tem engenheiro trabalhando no esporte também. Eles estão lá, em parceria com designers de produto, médicos e fisioterapeutas, desenhando equipamentos ergonômicos que aumentam a performance ou previnem lesões durante a prática.
  17. Engenheiro têxtil – O engenheiro têxtil estuda a fabricação e o tratamento de fibras, fios e tecidos. Pode atuar focado nos esportes, desenvolvendo os mais variados tecidos para o vestuário como por exemplo roupas que filtram raios UV.
  18. Intermediário– é o profissional que atua dentro do mundo do futebol. Sua tarefa é suprir a falta de um jogador para um clube, ou achar um time para o atleta. Assim, ele é o responsável pela negociação e trabalha como um facilitador. Para desempenhar a atividade de intermediário, o profissional deve estar devidamente registrado na CBF.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×