ASSÉDIO NÃO

assedio no trabalho

A palavra ASSÉDIO tem sido muito comentada nos últimos tempos, então resolvemos falar em nosso blog hoje, sobre esse tema tão importante.

No jogo da seleção brasileira no último dia 11 de junho, as jogadoras entram em campo com uma faixa onde se lia:

ASSÉDIO NÃO

Várias das jogadoras se manifestaram nas redes sociais, antes do jogo, com frases contra o assédio sexual.

A jogadora Marta, nossa camisa 10 e maior artilheira da seleção, postou em sua conta no Instagram: “Todos os dias no Brasil milhares de pessoas são acometidas e desrespeitadas com cenas de assédio, seja moral ou sexual, especialmente nós, mulheres. São brasileiras e brasileiros vítimas de abusos e atos que vão contra os nossos princípios de igualdade e construção de um mundo mais justo. Dizer não ao abuso são mais do que palavras, são atitudes. Encorajamos que mulheres e homens denunciem. Nossa luta pelo respeito e igualdade vai além dos gramados. Hoje mais uma vez dizemos:

NÃO AO ASSÉDIO

Essa manifestação está associada a denúncia de assédio sexual feita por uma funcionária ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol. Saiba mais – MATÉRIA ASSÉDIO – CBF

Vítimas de assédio tem sido constante. Recentemente ouvimos muito sobre treinadores aquáticos que assediavam seus atletas.

Em 2018 um ex-treinador foi denunciado por mais de 40 ginastas por abusos sexuais.

Todo assédio deve ser denunciado, ele provoca desconforto ao assediado e pode desenvolver sérios traumas como consequência deste tipo de violência. Então se manifestar e denunciar é a única forma de reverter essa situação.

O COB – Comitê Olímpico Brasileiro, lançou o curso “Abuso e Assédio Fora de Jogo”, destinado a atletas de 12 a 17 anos que atuam no esporte.  O objetivo é ampliar a difundir o tema, conscientizando toda a comunidade esportiva sobre sua importância, além de mostrar como ele pode se manifestar no meio esportivo e informar sobre ações de prevenção, canais de denúncia, enfrentamento e acolhimento às vítimas.

E o que significa a palavra assédio? “Assédio consiste numa perseguição insistente e inconveniente que tem como alvo uma pessoa ou grupo específico, afetando a sua paz, dignidade e liberdade”.

Infelizmente ele acontece em qualquer área, em todos os meios e não somente no meio esportivo.

O assédio pode ser moral, sexual, psicológico, virtual, judicial, entre outros. Todos se baseiam no ato de perseguir ou forçar alguém a fazer algo contra sua vontade.

O assédio moral no trabalho ocorre quando o empregado é exposto a constantes situações vexatórias e humilhantes por parte de seus patrões, chefes, superior hierárquico ou outros funcionários. É um tipo de violência contra a dignidade de uma pessoa.

Assédio sexual é um tipo de violência que se caracteriza pela insistência de determinada pessoa em se insinuar sexualmente para outra, provocando desconforto ao assediado (a). Costuma acontecer em ambientes de trabalho, quando o funcionário(a) é por vezes ameaçado, chantageado ou mesmo vítima de avanços sexuais (verbais ou físicos) sem o seu consentimento.

Assédio é crime, então seja você homem ou mulher, seja qual for o tipo de assédio, se estiver passando por ele não se cale, DENUNCIE!

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×