Carreira: aprenda como ter um bom currículo e se destacar

Close-up of two business people shaking hands while sitting at t

Ter uma boa formação, sólida experiência e cursos extracurriculares basta para garantir a vaga de emprego que você sempre sonhou? A resposta é: nem sempre. Com o mercado desaquecido e muita gente em busca de uma oportunidade, é preciso saber usar corretamente as informações do seu CV para se destacar. Então, vem com a gente que vamos mostrar as principais estratégias que farão você e o seu CV brilharem aos olhos do recrutador.

Apresente-se!
Comece o seu CV com um resumo profissional. Nesta parte, que deve vir logo abaixo dos dados pessoais, resuma o seu perfil pessoal, as principais áreas em que já atuou e seu objetivo profissional no momento. A intenção aqui é se apresentar brevemente despertando o interesse do recrutador para que ele queira conferir o restante das informações.

Adaptar é preciso
Pensando que o seu CV é um organismo vivo, que deve estar sempre atualizado, comece a editar o seu currículo de acordo com o segmento ou emprego para a qual você vai concorrer. Isso quer dizer que você deve omitir ou inventar alguma informação? Definitivamente, não! Apenas mostra que usar informações a favor do seu objetivo mostra interesse e estratégia. Por exemplo, se você estiver montando o seu CV conosco na SportsJob e deseja trabalhar com esportes na área de comunicação, mas não tem muita experiência, por que não deixar claro no CV que você tem um perfil comunicativo e grande interesse por esportes?

Experiência: escolha o que contar
Essa é uma das partes mais importantes do qualquer currículo, mas, é preciso atenção para não se tornar exagerada ou desinteressante. Por exemplo, se você tiver muitas experiências ou mesmo tiver muitos trabalhos fora da área de seu interesse, diminua a descrição do que tem menos proximidade com a vaga. Assim, você evita apresentar uma lista muito grande de trabalhos que não irão agregar para esta oportunidade. Detalhe apenas as cinco mais relevantes, ainda que sejam mais antigas.

Não é só trabalho que conta
Se você tem cursos extracurriculares, experiências internacionais, ou participação em eventos e workshops ligados à vaga, deixe um espaço no fim do currículo para cita-los de maneira breve: coloque título, instituição, e data.

É meu primeiro CV. E agora?
Se você é jovem e está procurando pelo primeiro emprego, esta é uma fase importante que pode gerar muita ansiedade. É o seu caso? Então, fique tranquilo, a equipe da SportsJob ajuda você! Leia aqui Como montar meu primeiro currículo e boa sorte!

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×