Carreira em Educação Física

Educador Fisico

Você que vai iniciar o curso superior no próximo ano, agora é o momento de decidir que carreira pretende seguir. Você deve avaliar todas  as opções, para se inscrever na faculdade que irá definir seu futuro profissional.

Acha uma decisão difícil? Nós vamos te ajudar. Se você gosta e quer estar envolvido em esportes, existem várias opções. Mesmo que você não tenha chance como atleta, vamos te apresentar algumas sugestões:

  • Educação Física
  • Nutrição
  • Fisioterapia do esporte
  • Medicina do esporte
  • Psicologia do esporte
  • Fisiologia
  • Comunicação e marketing
  • Engenharia têxtil

 “Quer trabalhar com esportes? Conheça 13 profissões ligadas a área”.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre “Educador Físico”, que é a carreira mais lembrada por quem quer se formar numa área esportiva.

Todos sabem que manter o corpo e a mente ativos e saudáveis por meio de exercícios físicos é uma atividade essencial para a nossa saúde. As pessoas estão preocupadas não só com a saúde, mas também com a imagem pessoal, e buscam os exercícios físicos para isso. Esta rotina, em qualquer idade, precisa ser acompanhada e orientada por um profissional formado em Educação Física, e com isso essa profissão está em alta.

O estilo de vida das pessoas cada vez mais busca alternativas que requerem esse profissional, seja Crossfit, lutas, ioga, pilates, corrida de aventura, pole dance, e tantos mais.

O educador físico tem um amplo mercado de trabalho para atuação:

  • Escolas – como professor no ensino fundamental e médio. Se continuar seus estudos fazendo mestrado e doutorado pode também atuar como professor em universidades.
  • Clubes – Clubes esportivos costumam contratar profissionais de Educação Física para atuarem na preparação física de atletas a fim de promover um bom condicionamento físico e prevenir possíveis lesões causadas pela prática de esportes. Também podem ministrar aulas em diferentes modalidades como natação e esportes em geral.
  • Academias – como instrutor em musculação, ginastica, aulas aquáticas e outras modalidades.
  • Hospitais – juntamente com equipes formadas por médicos e fisioterapeutas que atuam para reabilitação de pacientes.
  • Pesquisa – seguindo uma carreira acadêmica ligada ao estudo dos esportes e de como eles podem ajudar a evitar e tratar doenças.
  • Competições esportivas – atuando como orientador de treinamento com atletas semi ou profissionais em diferentes modalidades.
  • Ginastica laboral – Cada vez mais empresas de diferentes setores da economia contratam profissionais formados em Educação Física para elaborarem e executarem programas de ginástica laboral para os funcionários da organização, ajudando na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
  • recreação e turismo – Hotéis, resorts, pousadas e até navios contratam profissionais de Educação Física para realizarem atividades recreativas com seus hóspedes como brincadeiras, caminhadas, montanhismo, etc. A ideia é levar um treinamento básico aos hóspedes e frequentadores desses ambientes para que eles usufruam do lugar da melhor forma possível, cuidando da saúde enquanto se divertem.
  • Personal trainer – representa uma grande importância nos dias de hoje. Pode atuar dando aulas e acompanhamento físico individuais ou para pequenos grupos que estejam treinando juntos.

Falando um pouquinho mais sobre esse último, o termo Personal trainer surgiu nos Estados Unidos, por volta da década de 80 para denominar os profissionais que atendiam e orientavam as grandes estrelas de Hollywood. Hoje esse profissional não é mais visto como luxo, mas como necessidade. O principal objetivo do Personal Trainer é conseguir identificar as necessidades e limitações dos seus alunos, a fim de traçar as melhores estratégias de treino e obter os melhores resultados.

É indiscutível os benefícios que o exercício físico traz para o corpo e mente, mas praticá-lo sem a devida orientação pode ser um grande risco, por essa razão o profissional formado em Educação Física, tem sido cada vez mais requisitado.

A essência do trabalho desse profissional está no contato com outras pessoas. Para ser um bom profissional nesta área é fundamental ter paciência e inteligência emocional. Também requer boa comunicação, para conseguir explicar com clareza e objetividade como os exercícios devem ser realizados, qual força utilizar e como respirar durante a prática das atividades.

O curso de Educação Física é uma graduação que pode ser do tipo licenciatura (para atuar como professores de educação física nas escolas) ou bacharelado (pode atuar em academias, técnico em esportes, programas de atividades físicas, Personal trainer, etc.) Leia mais em: Guia de Carreiras

Para exercer a profissão de educador físico, além do diploma em uma instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, é obrigatório o registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF).

Gostou das dicas? Então veja se você se enquadra nesse perfil e bora se inscrever rumo a sua futura profissão. Se não for o caso, aguarde que em outros blogs falaremos sobre outras profissões envolvidas no esporte.

Em nosso blog, Marcio Atalla, que é referência em Educação Física, fala sobre sua carreira e dá dicas para novos profissionais, CLIQUE E LEIA MAIS.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×