Competências profissionais: saiba quais as mais valorizadas do mercado de trabalho para conseguir e manter um emprego

shutterstock_619264328

Se você está buscando um emprego ou está no mercado de trabalho há algum tempo, já deve ter ouvido o termo “competência profissional”. Mas, você sabe exatamente o que isso significa? Nós, da SportsJob vamos te ajudar a entender!
A competência profissional remete à ideia de capacidade, soma de conhecimentos ou habilidades. Espera-se que o profissional dotado de competências encontre mais facilidade para se colocar no mercado de trabalho. Neste contexto, as competências podem ser encaradas como “qualidades” que um profissional tem ou não tem.
As competências exigidas para uma vaga podem variar conforme a empresa, segmento ou cargo. Mas especialistas garantem que algumas delas são essenciais independente da profissão.

Conheça algumas delas!

Proatividade
Ser criativo é uma das qualidades mais valorizadas nas empresas quando um funcionário tem a capacidade de contribuir com suas próprias ideias, tomar a iniciativa, ser autônomo e independente na tomada de decisões. Seja proativo para lutar por seus objetivos e ajudar a sua equipe a alcançar os resultados desejados.

Autodesenvolvimento
Nunca ache que você já sabe de tudo, pois independente da sua área, frequentemente surgem novidades, novos conceitos, métodos e procedimentos. É importante permanecer estar atualizado e atento sempre!

Otimismo
Seja realista, mas mantenha uma postura positiva, adequada para quem realmente acredita no próprio trabalho e na própria capacidade de fazer acontecer!

Trabalho em equipe
Seja agradável com todos, independentemente da hierarquia, ajude quando for possível e peça auxílio quando sentir necessidade. Lembre-se: para os gestores, é cada vez mais importante que o funcionário saiba trabalhar em equipe. Procure desenvolver essa habilidade.

Criatividade
Não tenha medo de sugerir novas perspectivas e novas formas de trabalhar. Ser criativo é um grande diferencial, mostrando que não se limita e que sabe pensar “fora da caixa”, como sempre se ouve por aí.

Tenha inteligência emocional
Procure formas de alcançar o equilíbrio espiritual e emocional. Ter controle das emoções é algo que ajuda as pessoas a se manterem firmes, com uma imagem respeitada dentro do ambiente de trabalho.

Gestão de pessoas
A capacidade de motivar, desenvolver pessoas e de identificar talentos é a parte da função de um gestor. Caso você já lidere ou tenha vontade de liderar uma equipe um dia, saiba que é preciso entender as diferenças entre as pessoas e valorizar suas individualidades. Um bom grupo contem pessoas dos mais diferentes perfis e é preciso entender e respeitar cada um deles.

Resiliência
Críticas severas, demissões, falência da empresa, tudo isso faz parte dos altos e baixos da vida profissional. Diante de uma situação como essa, é normal se chatear, mas não permita que esse sentimento de frustração lhe domine. Sofra o necessário, e depois, é o que diz o ditado: “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”. Profissionais positivistas, que sabem enfrentar as barreiras do mercado sem desistir, enxergando oportunidades na crise, serão mais disputados pelas empresas. Seja mais resiliente!

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×