Competição no ambiente de trabalho! Como lidar com isso?

competicao no ambiente de trabalho

Sabia que esse é um assunto muito discutido nos últimos tempos? A competitividade no mundo corporativo é criticada por muitos, mas também aprovada por tantos outros.

Vamos falar um pouco mais sobre esse tema e compreender melhor as vantagens e desvantagens que a competição no ambiente de trabalho apresenta.

 

Sabemos que o mercado profissional está muito exigente, mas não é apenas a busca e conquista do emprego que gera competitividade profissional. Dentro das organizações, a competitividade também é uma prática comum entre os funcionários.

Muitas empresas utilizam a competição a fim de motivar a produtividade dos seus colaboradores e atingir um crescimento rápido.

Isso pode ser benéfico para o crescimento profissional do trabalhador e da empresa, mas o excesso de competitividade pode ter impactos negativos para uma equipe de trabalho.

A competição não mede as competências e habilidades do profissional, mas pode reduzir a autoestima e aumentar a insegurança.

 

A competitividade costuma provocar o aumento do individualismo e do estresse. Em alguns casos levam a sabotagem entre colegas, ou casos em que um profissional quer tomar crédito pelo trabalho de outros. Pode criar uma equipe individualista. O problema ocorre quando a competição se transforma puramente no desejo de ser melhor que o outro, dessa forma muitas vezes acaba sendo responsável por gerar inveja e sofrimento.

 

Mas por outro lado, a competição no trabalho pode ser positiva dependendo de como os profissionais envolvidos lidam com ela. Se funcionar apenas como motivação para que cada um se supere, isso é muito bom.

Quando a competição é saudável os trabalhadores se sentem mais inspirados e motivados contribuindo para uma equipe colaborativa.

 

O ideal é conseguir transformar a competição em cooperação.

 

Algumas dicas importantes para isso:

  • Desenvolva a empatia pelos colegas de trabalho, pelo chefe e pelos clientes – Trabalhar em equipe fica muito mais fácil.
  • Coloque-se no lugar do outro – é uma atitude que facilita no momento de transformar a competição em cooperação.
  • Deixe o hábito de fazer tudo sozinho – Quando você decide parar de competir com os outros e transformar a competição em cooperação, você começa a entender que não precisa dar conta de tudo sozinho. Quando cada um dá o seu melhor, ninguém fica sobrecarregado e as chances de resultados positivos ficam ainda maiores.

Uma concorrência saudável leva a um melhor desempenho, isso garante a busca por alternativas mais criativas do que você usaria em outras circunstâncias.

Numa competição saudável é possível perceber alguns aprendizados:

  • Facilita uma mentalidade mais forte – funcionam como um motor de expansão do nosso aprendizado.
  • Constrói resistência mental – Os desafios fortalecem e aumentam a resistência, desenvolvem perseverança e resiliência.
  • Favorece a sabedoria social e emocional – Ensinam a lidar com o risco envolvido no enfrentamento da situação.
  • Aumenta a motivação – isso é importante porque dá a alegria da participação.

 

Use a competitividade de forma equilibrada, como uma ferramenta positiva para aguçar suas competências. Valorize sempre o trabalho em equipe, onde cada um contribui com suas habilidades para atingir metas pessoais e alcançar os objetivos da empresa.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×