Contratação X Demissão

contatacaoedemissao

Empresas contratam por competências técnicas e demitem pelas comportamentais 

Conseguir um emprego é um momento de muita satisfação.

E perder um emprego? Geralmente gera angústia, insegurança. Aí vem a pergunta: Onde foi que eu errei?

Muitas vezes, a demissão é provocada por fatores externos que não estão relacionados ao desempenho do funcionário, geralmente isso acontece quando a empresa precisa fazer corte de custos e quanto a isso não se tem muito o que fazer.

Outras vezes a demissão ocorre porque o funcionário não atingiu as expectativas que foram atribuídas a ele no momento da contratação. Possui comportamentos incompatíveis com o negócio, com a missão, com a visão e com os valores corporativos. Nesses casos, para evitar a demissão, o funcionário contratado precisa apresentar habilidades comportamentais esperadas pela empresa.

Uma pergunta muito comum, que sempre ouvimos é: por que um candidato é escolhido para uma vaga de emprego no meio de tantos outros que são descartados?

Vamos começar pensando que quando uma empresa seleciona um candidato, as informações mais concretas sobre esse profissional nesse momento estão relacionadas a suas competências técnicas.

E o que é a competência técnica? É a exigência para atuar em uma determinada função. Tem como base o conhecimento obtido em experiências, assim como na formação profissional, acadêmica, conhecimentos adquiridos por meio de cursos, palestras, treinamentos, livros, etc… Condizentes com a função que exercerá na empresa.

Num processo seletivo, fica evidente o quanto a competência técnica, um currículo recheado de saberes, encantam os selecionadores.

É bom pensar que o recrutador, só irá se interessar por você, se você se mostrar interessante a ele. Pense que serão muitos candidatos disputando a mesma vaga, então procure descrever no currículo suas maiores habilidades, pontos importantes sobre suas experiências, cursos que realizou, e interesse na vaga que está se candidatando.

Não faça um currículo muito extenso, porém com bastante conteúdo que te favoreça. Saiba mais em Dicas úteis para montar seu currículo.

Mas não deixe de falar também sobre suas habilidades comportamentais.

Quanto mais informações o recrutador tiver sobre você, maiores suas chances de entrevistas e contratação.

Detalhe importante: Procure se candidatar a vagas que estejam de acordo com seu perfil, suas habilidades devem estar relacionadas e serem importantes para a vaga que esteja se candidatando.

Etapas concluídas, emprego conseguido, e agora? Será que após a contratação a maioria consegue corresponder às expectativas que a empresa tinha quando o selecionou?

Outra pergunta muito ouvida: Por que, após a contratação muitos funcionários não conseguem se manter no emprego?

A reposta é simples: Para manter o emprego, após a contratação, o funcionário precisa mostrar mais do que suas habilidades técnicas.

O funcionário deve estar sempre demostrando suas competências comportamentais, que se referem ao nível de adaptação e equilíbrio com que cada profissional se relaciona com o meio em que trabalha.

As habilidades comportamentais mais esperadas são: flexibilidade, saber trabalhar em equipe, boa comunicação, proatividade, saber aceitar feedback, dedicação, pensamento criativo, foco em resultados.

“O analfabeto do século XXI (e cá estamos nós) não será aquele que não sabe ler e escrever. Será aquele que não souber aprender a desaprender e a reaprender”.

Alvin Toffler

Nos dias de hoje vivemos como se estivéssemos sempre sobre uma esteira rolante: para ficarmos no mesmo lugar, não podemos parar de andar. E se quisermos avançar, temos que acelerar o passo. Se pararmos? Voltamos para trás rapidamente.

Listamos aqui alguns dos motivos mais comuns que provocam a demissão de um empregado e que podem ser evitados:

  • Baixo desempenho
  • Inadequação à política da empresa
  • Falta de comprometimento
  • Relacionamento insatisfatório com a equipe
  • Relacionamento insatisfatório com o superior

Ciente disso, após conseguir o emprego que procura, é necessário estar atento ao que a empresa espera, tanto nas habilidades técnicas quanto nas comportamentais, para conseguir manter o emprego conquistado.

Porém, se a demissão ocorrer, encare isso como uma oportunidade de renovação, para começar de novo do zero, sem os erros, sem os vícios, corrigindo fraquezas e aberto para novas experiências. Uma nova chance de fazer certo e assim crescer, seja profissionalmente como na vida. Não desanime!

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×