Dia Internacional da Síndrome de Down: o esporte como aliado

down

Hoje, 21 de março, é o Dia Internacional da Síndrome de Down. Esta data foi escolhida porque se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia do cromossomo 21, fator que provoca a síndrome.

Como você já leu aqui na SportsJob, a Educação Física é muito importante na formação escolar de crianças e adolescentes porque, muito além do simples ato de praticar um exercício, essa disciplina tem como objetivo geral despertar nos alunos o interesse em envolverem-se com atividades e exercícios corporais, criando convivências harmoniosas e construtivas com outras pessoas, sendo capazes de reconhecer e respeitar diferenças. E, claro, estas vantagens aplicam-se também às crianças portadoras da Síndrome de Down, trazendo ainda mais benefícios.

Conheça alguns destes benefícios:

– Descobrem suas próprias capacidades e as ajudam a externar suas emoções com o grupo, favorecendo o autocontrole emocional: desde o desejo pelo trabalho bem feito até o grande esforço ou à frustração.

– Tomam consciência tanto das suas dificuldades como de suas possibilidades melhorando assim a sua autoestima.

– Adquirem maior autonomia e melhoram o seu estado de ânimo.

– Aprendem a respeitar as regras do jogo.

– Ajuda a eliminar o estresse, favorecendo seu equilíbrio emocional.

Ou seja, o esporte é mesmo fundamental para as crianças, mas mais ainda no caso de crianças com Síndrome de Down, já que contribui para melhorar sua postura corporal e ajuda a melhorar suas interações com as pessoas e o ambiente, sua orientação espacial, seu equilíbrio e flexibilidade.

Fonte: www.guiainfantil.com.br

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×