Estagiário, jovem aprendiz, vale a pena contratar pessoas sem experiência?

Estagiario

São muitos os motivos para acreditar que a contratação de pessoas sem experiência é um bom negócio. A maioria delas vai valorizar a oportunidade de aprender, se dedicando e se mostrando disponível para o que a empresa necessitar.
O fato é que todos precisam um emprego para ter experiência, mas também é cobrado experiência para ter um emprego. É esse dilema que muitos talentos profissionais de primeira viagem enfrentam ao buscarem a primeira oportunidade. Oferecer essa oportunidade pode ser muito vantajoso não só para quem é contratado, mas também para a organização.

É bom lembrar que todos os experientes começaram suas carreiras sem experiência.

Uma grande vantagem na contratação desses jovens é que quase sempre chegam “crus” (sem ter trabalhado em outros lugares), o que faz com que não tenham vícios adquiridos em outras companhias e isso facilita moldá-los ao perfil da sua organização. Também tendem a serem mais dedicados a aprender suas funções, pois tem o entendimento de que estão na fase de formação.
Estagiários e aprendizes têm o vigor de quem está iniciando a carreira e o ímpeto por realizar diferentes tarefas com o desejo de crescer. Eles podem trazer novos valores em termos de inovação, energia e criatividade. Além disso, eles são uma contratação mais econômica.

Por essas razões, pensar em contratar estagiários ou aprendizes pode ser útil para os dois lados.

Vamos falar um pouco dessas duas opções

Estagiário – o cargo de estagiário é uma das principais portas de entrada em grande parte das empresas. O objetivo do estágio é o aprimoramento profissional na área de estudo, portanto é requisito obrigatório estar matriculado em uma instituição de ensino.
Algumas regras para se manter um Estagiário:

  • A carga horária máxima está limitada a seis horas/dia, trinta horas semanais;
  • O tempo máximo de estágio na mesma empresa é de dois anos, exceto quando tratar-se de estagiário portador de deficiência;
  • Não existe piso mínimo para a bolsa estágio, o valor da remuneração é definido de comum acordo entre as partes assim como auxílio transporte;
  • O estagiário, obrigatoriamente, deverá estar coberto por um Seguro de Acidentes Pessoais compatível com os valores de mercado;
  • As contratações de estagiários não são regidas pela CLT e não criam vínculo empregatício de qualquer natureza.

Jovem Aprendiz – é um Programa do Governo Federal que tem como objetivo contratação de jovens para estimular primeiro emprego e profissionalização.
Regras para contratação de Jovem Aprendiz:

  • Determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional;
  • Os jovens devem ter de 14 a 24 anos, estejam matriculados e cursando o Ensino Fundamental ou Ensino Médio;
  • Contrato de trabalho pode durar até dois anos;
  • Para que o contrato de aprendizagem seja valido, é imprescindível realizar a inscrição no programa de aprendizagem, orientado por uma entidade qualificada, entre as quais estão:

    SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial);
    SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial);
    SESCOOP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo);
    CIEE (Centro de Integração Empesa-Escola);
    SESC (Serviço Social do Comércio);
    ESPRO (Ensino Social Profissionalizante);
    IEL (Instituto Euvaldo Lodi);
    SESI (Serviço Social da Indústria).

Esses estudantes terão:        

  • Contrato de trabalho com registro na carteira;
  • Salário, férias, 13º salário;
  • Direito ao INSS.

Dentre as principais vantagens para o empregador contratar um jovem aprendiz estão:

  • Formação de profissionais sem vícios
  • Rejuvenescimento do ambiente de trabalho com jovens motivados e engajados
  • Pagamento de apenas 2% do FGTS
  • Isenção de multa de rescisão
  • Dispensa de aviso prévio remunerado

As empresas podem selecionar seus aprendizes utilizando métodos próprios de recrutamento, mas precisam matriculá-los em um Programa de Aprendizagem, que é um curso oferecido por uma entidade de ensino credenciada.

ANTES DE CONTRATAR, PENSE SE SUA VAGA PERMITE A CONTRATAÇÃO DE UM JOVEM SEM EXPERIÊNCIA, SE FOR O CASO, NÃO HESITE EM BUSCAR UM. AMBOS SAIRÃO GANHANDO

Equipe Sportsjob

Para ver as melhores vagas que não necessitam de experiência na área do esporte acesse – VAGAS. Está a procura do candidato certo para sua empresas acesso – CANDIDATOS.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×