Gestão Horizontal: como funcionam as empresas “sem chefe”

gestão horizontal site2

Conhecimentos compartilhados, organização das pessoas em rede, globalização e a chegada da geração dos millennials ao mercado de trabalho: a união de todos estes fatores tem mudado a forma como as companhias estão se organizando.

Para acompanhar todas as mudanças, muitas empresas buscam se reinventar, e em meio a estas tentativas, crescem exemplos de organizações que têm adotado a chamada gestão horizontal, ou seja, um modelo de gestão sem as tradicionais hierarquias entre os cargos.

Neste novo modelo de organização do trabalho, todas as decisões são tomadas coletivamente. Desta forma, a hierarquia é substituída por um ambiente colaborativo, no qual as responsabilidades estão nas mãos de todos.

Especialistas e consultores garantem que este modelo disruptivo traz muitas vantagens para os negócios e para seus funcionários. Entre elas, estão o alto nível de comprometimento e engajamento que gera nos colaboradores, devido à maior responsabilidade que eles têm nos processos da empresa.

Consequentemente, é necessário que o profissional tenha ou desenvolva sua habilidade de trabalhar com grupos multidisciplinares. Neste sentido, será necessário que haja sempre uma visão analítica do todo, não há como se preocupar e participar apenas de um assunto ou uma área. Em ambientes assim, lideranças emergem não dos cargos, mas sim naturalmente de poder de influência das pessoas em diferentes assuntos.

Pessoas de perfil proativo e relacional, com boa comunicação, visão estratégica e flexibilidade são as que têm mais chances de se adaptarem a estes ambientes. Já imaginou trabalhar em um lugar assim? Ou se você tem uma empresa, já havia pensado em adotar este modelo?

Se você se interessou por esse modelo, saiba que há várias formas de aplicar a gestão horizontal no seu negócio. A principal característica da gestão horizontal é liberdade e autonomia com comprometimento. Muitas empresas adotam o modelo estabelecendo que os cargos são bem definidos sem que exista uma chefia. Ou seja, cada funcionário ou grupo de funcionários fica responsável por uma função e responde por ela, sem que haja um gestor controlando tudo.

Na SportsJob temos os mais qualificados profissionais do mercado esportivo, que atendem a diversas necessidades de mercado. Faça parte do nosso banco de talentos ou, caso seja empreendedor, entre em contato conosco para encontrar o profissional ideal!

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×