Marketing Esportivo

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Já pensou em trabalhar com Marketing Esportivo? É uma área que ao passar dos anos vem se mostrando cada vez mais forte, visto que o mercado esportivo é um dos que mais movimenta dinheiro atualmente.

Aqui vamos te falar um pouco mais dessa promissora opção de trabalho ligada ao esporte.

Um dos fatores que fez com que o Marketing Esportivo explodisse, foi a popularização do esporte como ferramenta de bem-estar. 

Paulo Jamelli, ex-jogador da Seleção Brasileira, professor de Educação Física, técnico de Futebol, empresário e gestor esportivo, comenta: “Nós brasileiros sempre fomos uma referência no esporte, dentro dos campos e quadras, mas, nos últimos anos, nos demos conta de que o desenvolvimento extracampo é fundamental: o Marketing Esportivo é a chave para o sucesso dos clubes no século XXI. Hoje, a escolha de profissionais de Marketing e gestores esportivos é tão importante quanto a contratação de um grande atleta”.

Como o esporte é movido por paixão e emoção, não só as marcas de esportes utilizam ações de Marketing Esportivo, empresas de qualquer área podem utilizar o esporte para gerar informações, aproveitando o forte vínculo emocional que o esporte representa para planejar ações de marketing, provocando os sentimentos.

Veja algumas das formas que o marketing pode ser aplicado no esporte:

  • Patrocínio
  • Eventos esportivos
  • Licenciamento
  • Anúncios em estádios
  • Marketing de conteúdo
  • Campanha de incentivo ao esporte
  • Ações sociais
  • Influenciadores digitais
  • Investimento em anúncios

Abaixo alguns exemplos de sucesso envolvendo o Marketing Esportivo:

  • Show do intervalo do Super Bowl – O Super Bowl é um dos maiores e mais esperados eventos dos Estados Unidos. Ele marca o final de temporada da liga de futebol americana do país (NFL). É um show que abrange um público que ama esportes e por isso são muitas marcas disputando fervorosamente cada segundo para exibir seus produtos e serviços durante o intervalo.
  • “Meu sangue é rubro-negro” – A empresa Penalty aproveitou as cores do uniforme do Esporte Clube Vitória para lançar uma campanha de marketing social. O clube baiano, que usa vermelho e preto no uniforme, substituiu as faixas vermelhas por faixas brancas para mandar um recado para torcida: “a importância de doar sangue”. Assim que as doações eram feitas, a cor da camisa voltava ao normal. Essa campanha de solidariedade gerou muito lucro na venda de camisetas e economia, porque a campanha alcançou relevante mídia espontânea. Foram meses falando da campanha na televisão e outros meios de comunicação. Teve repercussão mundial e recebeu vários prêmios, sendo dois internacionais.
  • Vasco e o youtuber “Luva de Pedreiro” – Iran Ferreira, mais conhecido como “O cara da luva de pedreiro” é um menino humilde do sertão da Bahia que virou sucesso mundial com seus vídeos divertidos sobre futebol. Iran hoje é a “menina dos olhos” do marketing esportivo, e tem muitas empresas de olho nele!
  • Os times da Red Bull – A marca de energéticos austríaca Red Bull é uma velha conhecida dos amantes do esporte.

E o mercado de Marketing Esportivo está em crescente desenvolvimento. No momento temos como suas principais tendências:

  • Promoção às atletas e equipes femininas – Com o crescimento no número de torcedoras e apaixonadas por esportes, cada vez mais encontramos atletas femininas embaixadoras de grandes marcas. Diante desse quadro é fundamental a inclusão da mulher em ações de Marketing Esportivo.
  • Fortalecimento dos programas de sócio torcedor – Após um período de estagnação por conta da pandemia, os clubes vêm procurando se recuperar financeiramente fortalecendo os programas de sócio torcedor. Para isso contam com o Marketing Esportivo que entra com ações que oferecem benefícios exclusivos para fidelizar esses sócios.
  • Associação com causas sociais – O esporte vai além dos campos, das quadras, piscinas, arenas e demais meios onde é praticado. Os atletas se tornam exemplos, principalmente para jovens e crianças e é por isso que entra a grande importância do Marketing Esportivo na associação com causas sociais.
  • Realidade virtual – A realidade virtual é uma forte tendência no Marketing Esportivo. Por conta dela, em vez de interromper as pessoas com anúncios, os profissionais de marketing oferecem experiências interativas que além de trazerem lucro, despertam a atenção e o interesse do consumidor.
  • Redes sociais – As redes sociais são excelentes ferramentas para o Marketing Esportivo. Os clubes vêm investindo cada vez mais no mundo de oportunidades fornecido pelas redes, com isso comercializando espaços em suas postagens e transmissões, gerando mais receita, conteúdo, e aumentando a interação com o torcedor.

O objetivo do Marketing Esportivo é gerar vendas e lucros garantido entretenimento e emoção ao público envolvido. Será que esse tipo de profissão não é interessante para você?

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