Muito além das quatro linhas: o futebol como experiência

vagas_futebol_emprego

Que o futebol é um fenômeno, ninguém duvida. É o esporte mais assistido e mais praticado no mundo. Consegue ter inserção em países com culturas completamente diferentes umas das outras. É reconhecido também como uma ferramenta de inserção social em muitos locais carentes do planeta, isso sem contar o dinheiro que movimenta, sendo um dos esportes mais rentáveis da atualidade. Neste cenário, o futebol tem sido também inserido em uma tendência de mercado de consumo: o futebol visto como experiência. Você sabe o que isso significa?

No mundo, as empresas têm se esforçado para criar experiências significativas e engajadoras, a fim de compreender quais os diferentes interesses de seus consumidores. E quando pensamos em futebol, o componente emocional que une a marca aos torcedores, potencializa as possibilidades. Para entender melhor, citamos alguns exemplos de experiências ligadas ao futebol que se tornam cada vez mais frequentes.

Em São Paulo, por exemplo, estas oportunidades vêm aumentando. Em 2018, impulsionada pela Copa do Mundo, surgiu a Rota do Futebol na cidade, um produto para incrementar o turismo da maior cidade da América Latina. O projeto surgiu da união dos operadores dos tours das Arenas: Allianz Parque Experience, Casa do Povo-Arena Corinthians, Morumbi Tour-São Paulo FC e Santos FC – Vila Belmiro; com os Museus ligados ao futebol no Estado de São Paulo – Museu do Futebol e Museu Pelé – em parceria com a Mais SP, empresa focada no turismo de experiência e também a operadora oficial do Rota do Futebol.

O objetivo do projeto foi fomentar o turismo de experiência e fazer com que os turistas e paulistanos vivenciem o mundo do futebol de uma forma diferenciada. O Rota do Futebol permitiu a visitação nos estádios do Estado de São Paulo independentemente do time do turista. O grande diferencial foi poder conhecer a história e estrutura de cada um em um novo formato.

Neste sentido, os times de futebol têm explorado cada vez mais seus atletas e marcas promovendo tours em seus estádios, com lojas que oferecem uma infinidade de produtos dos times e ainda encontros com jogadores e ex-atletas. As principais arenas esportivas do mundo, especialmente nos Estados Unidos, têm se preparado para uma nova era de experiência ao vivo dos torcedores. Para isso, contam com o avanço de diversas tecnologias, desde altas conexões até as novas plataformas audiovisuais disponíveis.

Um exemplo destas novas tecnologias é o chamado “in-seat ordering”, ou “pedidos no assento”. Para pedir um sanduíche ou uma cerveja, o torcedor não precisa mais perder parte da partida. Pelo celular, ele escaneia um “QR code” da cadeira, faz o pedido e o pagamento com o aparelho, e uma pessoa entrega o alimento. Além do basquete, a tecnologia já foi adotada por times do beisebol e do futebol.

Mas nem só torcedores se interessam por este tipo de serviço. Muitas empresas também. É assim que surgem empresas como a Declemente, que promove eventos de futebol empresarial. Como? Realizando partidas de futebol que misturam funcionários e líderes das empresas com ex-atletas renomados dos campos. Na maioria das vezes, estas partidas acontecem em grandes estádios, como o Pacaembu, em São Paulo, e são seguidas de jantares em que os funcionários e os atletas interagem. As empresas procuram este tipo de solução para promover maior interação e engajamento para seus colaboradores ou como forma de reconhecimento. Os profissionais sentem-se com a chance de viver o sonho do futebol por um dia.

Recentemente, foi lançada também a empresa Elos Fun, que promete trabalhar com o esporte e o entretenimento para o público no Brasil com: venda de experiências no segmento. A empresa venderá pacotes para clientes físicos e jurídicos e as ofertas incluem jantares VIP com atletas, passeios de bicicleta em cidades turísticas ou pacotes com os principais eventos do esporte e do entretenimento, como shows, em diversas cidades pelo mundo. Além disso, o torcedor poderá, por exemplo, assistir à final da Liga dos Campeões no estádio ou poderá ter um dia de jogador de futebol, com treino e jogo em uma arena.

Por fim, especialistas analisam que a rede social é onde de toda essa experiência pode ser documentada, publicada e comentada, fazendo com que o interesse por este nicho só aumente.

Aqui na SportsJob temos diversas vagas para trabalhar com futebol, de diferentes formas. Clique aqui e confira!

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×