O mercado carece de inovação, mas é preciso saber como e quando aplicar este tão falado conceito!

mercado-esportivo-carece-inovacao

O mercado de trabalho no esporte é particularmente curioso. Ao mesmo tempo em que disponibiliza oportunidades para profissionais das mais diversas áreas, é também resistente e exigente na hora de aceitar um novo profissional.
Se você pensar que um clube esportivo, muitas vezes tem o tamanho de uma empresa de grande ou médio porte, faz todo sentido que seja um mercado aquecido e repleto de oportunidades. Porém, na prática, as coisas têm um outro sentido.

Mas afinal, onde estão as oportunidades?
Não precisamos e nem devemos nos atentar somente ao futebol, mas mesmo assim, os profissionais se perguntam: “como entrar se as vagas já estão preenchidas e quem está no meio não pretende sair?”. A resposta é que clubes de diversas modalidades, academias, empresas, ONGs e outros coletivos estão sempre precisando de profissionais das áreas de saúde, performance física e atividades administrativas diversas. Com isso, a tendência é que esse mercado só cresça.
Então, por que não tentar ingressar no meio esportivo em uma outra área que não o futebol? Se o seu sonho for trabalhar neste esporte, mas não encontra uma oportunidade no mercado, busque trabalhar em outras oportunidades do segmento. Você estará mais próximo do seu sonho se já estiver trabalhando no meio esportivo!
Se você quer trabalhar em áreas como comunicação e marketing, por exemplo, o mercado tem evoluído e aberto espaços cada vez maiores para novos profissionais. As formas de trabalho estão mudando e as necessidades também, por isso crescem a cada ano o número de agências de marketing especializadas no segmento esportivo.
Além disso, a revolução da análise fisioterapêutica, a exploração do turismo esportivo, os profissionais de análise de desempenho e até mesmo os sites de produtores de conteúdo e canais independentes pela internet, têm ganhado espaço e repercussão a ponto de criarem seus próprios segmentos.

Networking e valor agregado podem ser uma solução
O mercado esportivo se baseia muito em relacionamento ou o famoso networking. Conhecer pessoas e profissionais da área é algo fundamental e que pode abrir muitas portas, em especial se estiver em início de carreira.
Ter boas relações com as pessoas envolvidas no meio soma ao perfil de quem busca entrar no mercado e dá visibilidade entre os profissionais da área, demonstrando interesse e pro atividade. Mais do que isso, esse tipo de atitude estreita o relacionamento em um mercado extremamente nichado, em que os profissionais conhecem uns aos outros.

Entenda as necessidades do mercado e pense na melhor forma de ajudar
Falar de inovação em um meio não muito aberto para novas ideias pode ser um tanto quanto complicado. As possibilidades no esporte são muitas, mas é preciso entender a área de atuação para, somente depois, pensar em inovação. Ao adentrar no mercado esportivo, independentemente da área, procure compreender tudo o que diz respeito àquela empresa, clube ou negócio. Chegar querendo mudar tudo o que existe da noite para o dia não é o caminho. Mais uma vez o relacionamento fará a diferença, por isso, converse com quem tem mais tempo de casa, entenda as particularidades e necessidades do lugar e, depois de muito estudar e pensar sobre o que precisa ser feito, sugira que as mudanças sejam feitas de forma gradual, mostrando como cada alteração irá agregar no trabalho. Uma pessoa inovadora é, antes de tudo, alguém que observa muito!

Se você se identificou com o texto, procure a The360 para te ajudar a pensar diferente e te deixar ainda mais próximo do seu sonho em trabalhar com esportes! Conheça e faça algum dos nossos cursos livres. Acesse o nosso site para saber mais: https://the360.com.br/

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×