Olimpíadas 2021 – Falta menos de 1 mês

Jogos Olimpicos

As Olimpíadas, ou Jogos Olímpicos, constituem nos dias de hoje um dos eventos mais populares e prestigiados em todo o mundo.

Os Jogos Olímpicos estão previstos para ocorrer entre 23 de julho e 8 de agosto e os Jogos Paralímpicos, entre 24 de agosto e 5 de setembro de 2021 em Tóquio, capital japonesa.

As Olimpíadas estavam programadas para acontecer em julho e agosto e 2020, mas por conta da pandemia, precisaram ser adiadas, e estão programadas para essa nova data.

Vamos entender um pouco desse evento que move tantos atletas e admiradores.

Você sabe quando e onde deu início as Olimpíadas? Foi na Grécia, por volta do século VIII a.C. numa cidade chamada Olímpia, em homenagem ao Deus grego Olympus.

O objetivo das Olimpíadas era promover trégua nas guerras e conflitos entre cidades-estado rivais por meio de jogos esportivos. Era conhecida como “paz olímpica”. Servia para garantir segurança para os atletas que tinham que se deslocar até Olímpia a fim de participarem das competições. Até hoje os jogos são vistos com um apelo a favor da paz mundial.

Servia também como um evento de valorização da saúde e do corpo saudável.

Naquela época as Olimpíadas eram disputadas através de algumas modalidades como, arremesso de disco, corrida, natação, pentatlo, luta, salto à distância entre outros.

Durante alguns séculos as Olimpíadas caíram no esquecimento, porque os gregos foram proibidos de praticar qualquer manifestação que valorizasse o politeísmo (culto a vários deuses). A partir daí foram desenvolvidos vários outros jogos, mas nada que se comparasse a celebração dos jogos de Olímpia.

Somente em 1894, na cidade de Atenas, é que as Olimpíadas foram retomadas por Pierre de Fredy, um aristocrata suíço, Barão de Coubertin.

Com isso foi criado o COI – Comitê Olímpico Internacional, que é uma entidade não-governamental, que se mantem até hoje. O COI foi responsável por restituir os jogos Olímpicos da antiga Grécia. A partir de então o Movimento Olímpico ocorre a cada quatro anos, mantendo a antiga tradição.

O COI é financiado através de publicidade e comercialização de artigos comemorativos dos Jogos e através da venda dos direitos de transmissão dos eventos Olímpicos. As cidades que desejarem ser sedes dos Jogos Olímpicos devem entregar uma proposta candidatura para seus Comitês Olímpicos Nacionais que devem autorizar ou não a sua candidatura. Estes devem entregar a proposta de organização ao COI, que tem a palavra final na decisão de onde se realizarão os Jogos, através da votação de delegados que representam a maioria dos países-membros.

A cidade anfitriã é responsável pela organização e financiamento à celebração dos Jogos. Essa celebração abrange muitos rituais e símbolos, como a tocha e a bandeira olímpica, bem como as cerimônias de abertura e encerramento.

Os finalistas do primeiro, segundo e terceiro lugar de cada evento recebem medalhas olímpicas de ouro, prata e bronze, respectivamente. Na Grécia somente os campeões eram premiados e o prêmio era coroa de louros.

O número de modalidades disputadas nas Olimpíadas aos poucos foram crescendo e hoje em 2021, serão disputadas 46 modalidades sendo que cinco delas estarão estreando este ano, são elas: Beisebol, Caratê, Escalada, Skate e Surfe.

A partir do século XX foram criados os jogos Paralímpicos.

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos com suas exposições à mídia proporcionam a atletas desconhecidos a chance de alcançar fama nacional e, em casos especiais, a fama internacional. Os Jogos também constituem uma oportunidade importante para a cidade e o país se promover e mostrar-se para o mundo.

A crescente importância dos meios de comunicação gerou a questão do patrocínio corporativo e a comercialização dos Jogos que são hoje grandes produtores de renda.

Em 2021 serão quase 13.000 atletas representando 205 países e competindo em 46 modalidades diferentes com mais de 330 eventos.

Até o momento o Brasil tem 272 atletas classificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio, vamos esquentar nossa torcida para que eles voltem premiados.

E para ir entrando no clima, vamos dar a dica de seis filmes e documentários sobre Olímpiadas que provavelmente você irá gostar de assistir.

  • B1 – Tenório em Pequim – Documentário brasileiro sobre o judoca Antônio Tenório
  • Ouro, Suor e Lágrimas – documentário brasileiro sobre seleção feminina e masculina de vôlei
  • Paratodos – Lançado em 2016, o documentário brasileiro explora a questão do esporte paralímpico
  • Raça – Um drama que conta a história de Jesse Owens. Além dos desafios como atleta, Owens enfrentou o racismo na Olimpíada de 1936, que ocorreu em Berlim em plena Alemanha nazista
  • Olympia – Documentário alemão sobre as Olimpíadas de 1936
  • Carruagens de Fogo – Clássico de 1981, é uma obra que mostra a preparação da equipe de atletismo da Grã-Bretanha para os Jogos Olímpicos de Paris, em 1924. O foco da história está em dois corredores, um judeu e um cristão, que participaram das competições. Vale ressaltar que a música tema do filme, L’Enfant, do grego Vangelis, até hoje é associada a maratonas. Esse IMPERDÍVEL.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×