Primeiro estágio, aí vou eu! Confira dicas importantes para a sua primeira oportunidade profissional

estagio_esporte

A expectativa de, finalmente, trabalhar com o que sempre sonhou e a ansiedade de colocar os aprendizados em prática. Estas são emoções comuns de estudantes universitários que estão em busca do primeiro estágio. Nem sempre esta fase é fácil, especialmente em um momento de economia desacelerada como o que vive o Brasil.

E em um mercado competitivo, onde todos os demais estudantes também estão concorrendo às vagas e têm no currículo o mesmo curso, algumas características farão com que você saia na frente. Por isso, o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) fez um levantamento das habilidades mais pedidas nas vagas para universitários e a SportsJob conta os resultados agora para você. Anota aí:

Experiências extra-curriculares contam (e muito!)
Muita gente reclama que a falta de experiência atrapalha na hora de conseguir uma primeira oportunidade na carreira. Mas é bom lembrar que todo mundo um dia começou de algum ponto de partida, sem experiência anterior. Realizar um curso de graduação é pré-requisito para quem quer trabalhar na área, seja ela qual for. Mas é preciso ir além. Por isso, experiências além da sala de aula contam muito: cursos extras, oportunidades de trabalho voluntário, relacionamento com profissionais da área, projetos realizados na própria faculdade. Tudo isso te ajudará a demonstrar que, além da vontade, está capacitado para atuar na sua área de formação.

Busque um espelho!
Sabe aquele profissional que você se inspira e gostaria de ser como ele/ela quando estiver no mercado profissional? Essa é uma dica preciosa. Converse com essa pessoa e entenda um pouco do trabalho que ela desenvolve. Veja como ela iniciou na carreira e peça conselhos para o seu início profissional. Deixe a vergonha de lado!

Bom relacionamento interpessoal
Independente da área de atuação, pensar no outro e buscar a melhor forma de conversa é sempre uma vantagem para alguém em qualquer fase da carreira. Procure ouvir sempre o outro, além de saber sempre se colocar em seu lugar.

Vai trabalhar com Educação Física?
Pense que cada pessoa tem um estilo de vida e um nível de desenvolvimento físico. Na maioria das vezes você estará como assistente de um profissional experiente, mas em alguns casos pode estar sozinho com o(a) aluno(a). Procure entender suas necessidades individuais e ajude a passar os melhores treinos e exercícios de acordo com o perfil de cada um. Paciência e boa vontade são a chave do sucesso!

Conhecimentos de informática contam!
O estudante mais valorizado pelo mercado possui conhecimentos de informática, dominando ferramentas básicas do pacote Office, da Microsoft, como Excel, Word e PowerPoint. Outros tipos de ferramentas específicas também podem fazer a diferença dependendo a área que pretende atuar.

E o inglês?
Também! Um bom conhecimento da língua inglesa também aparece como um requisito essencial para destacar no currículo. O inglês é a língua mais exigida pelas companhias, seguida do espanhol.

E isso basta?
Não. O estudo da CIEE indica que as capacidades comportamentais dos jovens são tão importantes quanto habilidades técnicas como informática e inglês. E quais seriam as capacidades comportamentais mais valorizadas? Segundo as empresas,  capacidade de trabalhar em equipe, versatilidade, boa comunicação e saber lidar com as adversidades de maneira criativa e equilibrada são algumas das características mais desejadas.

Anotado? Então continue se dedicando ao seu curso e às habilidades técnicas da profissão que escolheu, mas não se esqueça de estar preparado a atender às características de comportamento valorizadas pelas empresas e pelo mercado de trabalho atual!

Quer encontrar a sua vaga de estágio ideal e sonha em trabalhar na área esportiva? Acesse nossas vagas e conte com a SportsJob para encontrar as melhores oportunidades em estágio no mercado esportivo. 

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×