Profissional de RH: o que buscam aqueles que selecionam profissionais para o mercado esportivo?

rh_trabalho

Identificar os melhores perfis e selecionar os candidatos mais adequados aos escopos das vagas de emprego ou estágio. Se for para resumir de maneira muito rápida e direta, esse basicamente é o perfil do profissional de Recursos Humanos, profissional que é homenageado no dia 3 de junho.

Pensando em todos aqueles responsáveis por recrutar e gerir os talentos das empresas, a SportsJob preparou uma matéria especial sobre o que buscam os especialistas em Recursos Humanos que atuam em variadas empresas do segmento esportivo. Confira essas dicas e veja se o seu perfil se enquadra no que os profissionais da área estão de olho!

Gostar de esporte é importante, mas não é tudo!
Muito dos profissionais ou estagiários que desejam seguir carreira na área esportiva dizem a mesma coisa: “Eu sou apaixonado(a) por esportes e por isso quero trabalhar na área”. Temos aí o primeiro passo, é claro, mas está longe de ser o suficiente. “Mais do que gostar do tema, que sem dúvidas é um fator importante, é preciso ter conhecimento e capacitação para atuar na área que você deseja. Em alguns casos, já contratamos pessoas que nem gostavam tanto assim de esportes, mas acabaram se tornando grandes fãs ao trabalhar na empresa”, destaca uma coordenadora de RH de uma das marcas de roupas esportivas mais conhecidas do mercado.

Qualifique-se! Estudar nunca é demais…
Ainda que a sua formação e a sua área de atuação não sejam diretamente ligadas ao esporte, é possível qualificar-se caso seu objetivo seja trabalhar no segmento. Atualmente, existe um leque bem grande de cursos de extensão, especialização e até graduação voltados ao esporte. Um exemplo? Você é formado em Educação Física, mas deseja voltar a sua carreira para a área de publicidade no esporte. Para isso, você pode cursar uma pós em marketing esportivo. Pesquise e escolha com calma uma opção adequada para as suas pretensões de carreira.

O que você tem de diferente?
Com a concorrência cada vez maior por uma oportunidade de emprego ou estágio, você precisa pensar em como se destaca. Sabendo que uma vaga possui dezenas, muitas vezes centenas ou milhares de candidatos, por que o(a) profissional de RH irá selecionar você? Se você pretende trabalhar em uma academia, por exemplo, pode mencionar projetos que esteve envolvido na faculdade envolvendo os treinamentos do time da Atlética. Se você quer ingressar na área do jornalismo esportivo, pode compartilhar textos de um blog em que colabora ou matérias especiais que desenvolveu durante o curso. Você precisa comprovar que é capacitado para aquela vaga e não que está se candidatando simplesmente por gostar da empresa ou de esporte.

Networking é prática. Como estão os seus contatos?
O mercado esportivo é um nicho pequeno, em que as pessoas se conhecem e, muitas vezes, acabam se indicando. Para entrar nesse meio, além da capacitação, conhecer gente da área também é algo que pode te ajudar bastante. Valorize as oportunidades de relacionamento e esteja presente em eventos e encontros que envolvam profissionais do setor. Mensagens em redes sociais especializadas como o Linkedin ajudam como um contato inicial, mas não você não pode parar por aí. O contato pessoal é insubstituível, então não perca a oportunidade de agendar um café ou encontrar fisicamente com um profissional da área que pode dar um empurrãozinho em sua carreira!

Relacionamento é tudo! E não estamos falando de networking…
O mercado de trabalho anda cada vez mais competitivo e isso não é novidade para ninguém. Profissionais cada vez mais especializados, com mais cursos e muitas vezes até vivência internacional. A concorrência é grande, mas um ponto ainda brilha os olhos dos recrutadores na hora da seleção de um candidato: “Ver um candidato que tem interesse em agregar e aprender na empresa, é algo de destaque. Um perfil colaborativo, de equipe, que tem a humildade em ouvir, em reconhecer erros, e estar apto a ajudar da melhor forma, é imprescindível. Trabalhar em Recursos Humanos é gostar de pessoas, por isso sempre buscamos profissionais que tenham bom relacionamento, independente da área de atuação”, comenta a gerente de RH de uma emissora esportiva. De maneira geral, o bom relacionamento interpessoal sempre irá te ajudar, por isso, procure desenvolver essa habilidade caso você tenha dificuldades de conversar e lidar com pessoas.

Se você está de olho no mercado esportivo, não pode deixar de acompanhar as dicas da SportsJob. Todas as semanas postamos um conteúdo novo em nosso blog! Isso sem contar nas mais de 60 vagas semanais no mercado esportivo que são anunciadas no site. Se inscreva e receba as vagas e conteúdo em primeira mão. Seu próximo emprego pode estar aqui! Não deixe seu sonho passar.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×