Quer trabalhar com esportes? Conheça 13 profissões ligadas à área

shutterstock_426750700

São muitas as possibilidades para quem sonha em trabalhar com esportes.
De professor de educação física a médico ou advogado especializado na área, conheça algumas destas oportunidades listadas pela SportsJob.

Educador Físico
Esta é a carreira mais lembrada pelos profissionais. Responsável por organizar, executar e supervisionar programas de atividades físicas, tanto para crianças, como para adultos em inúmeras modalidades de esporte. Dá para trabalhar em escolas, clubes e academias de ginástica, ou prestar atendimento individual, como personal trainer.

Fisioterapeuta
Trabalha diretamente no tratamento e na prevenção de doenças e lesões dos atletas, sendo peça-chave nos principais clubes de diversas modalidades.

Nutricionista esportivo
Alia conhecimentos de nutrição, bioquímica e fisiologia, aplicando-os ao esporte e à atividade física. A nutrição esportiva foi criada com o objetivo de preservar, promover, manter a saúde e otimizar a recuperação dos atletas antes, durante e depois de treinos e competições, sempre buscando o melhor desempenho possível para aquele indivíduo.

Psicólogo do esporte
A pressão e o estresse sofridos pelos jogadores no mercado esportivo aumentaram a demanda desse profissional. O psicólogo dessa área trabalha para manter o equilíbrio físico e mental dos atletas.

Médico do esporte
A Medicina Esportiva é a modalidade médica que estuda a influência das atividades físicas no corpo das pessoas. O médico dessa área ajuda a prevenir e a tratar distúrbios originados da prática esportiva. Ele também dá orientação médica aos atletas e acompanha equipes e times.

Direito Desportivo
Direito desportivo é um ramo do Direito que trata das relações jurídicas existentes nas atividades desportivas. Trata-se de todo um conjunto de regramentos, com disposições administrativas, trabalhistas, civis e fiscais, entre outras, relacionadas ao mundo do esporte.

Rádio e TV
Saindo da área da Saúde e indo para a Comunicação, quem se forma em Rádio e TV pode trabalhar criando e editando programas radiofônicos ou televisivos. A carreira também possibilita seguir como locutor ou comentarista esportivo.

Fotojornalista
Já imaginou trabalhar como fotógrafo em uma importante competição esportiva? Se você curte captar imagens, essa pode ser uma boa área para se seguir. É preciso ter habilidade e sensibilidade para dar os melhores cliques na câmera.

Jornalista
O jornalista esportivo pode trabalhar na cobertura de eventos e também em veículos midiáticos voltados para esse setor. Ele pode se especializar em uma modalidade e até virar comentarista em partidas.

Relações Públicas
O profissional formado no curso de Relações Públicas pode trabalhar na coordenação de eventos esportivos ou na assessoria de clubes e equipes. É uma boa área para quem tem facilidade com comunicação e agilidade para controlar crises.

Marketing Esportivo
Quem estudar Publicidade e Propaganda ou Marketing poderá trabalhar com campanhas esportivas. Empresas de produtos para o esporte gastam milhões com publicidade para promover suas marcas, principalmente porque grandes eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas agitam esse mercado.

Estatística
Essa é a área da Matemática que coleta, analisa e interpreta dados numéricos. É com base no trabalho de um estatístico que muitos técnicos e empresários tomam as suas decisões no mundo esportivo. Jogadores e atletas são estudados nos mínimos detalhes antes de entrar em um clube. Em 2011 o filme Moneyball (O Homem Que Mudou o Jogo) mostrou como as estatísticas esportivas são importantes para decidirem jogos.

Engenheiro têxtil do esporte
A Engenharia Têxtil estuda a fabricação e o tratamento de fibras, fios e tecidos. Aliados a outros profissionais, como engenheiros de materiais, químicos e físicos, por exemplo, o engenheiro têxtil pode atuar focado nos esportes, desenvolvendo os mais variados tecidos para o vestuário e equipamentos de atletas, desde roupas que filtram raios UV, até materiais ultraleves que permitem maior flexibilidade, menor atrito e maior velocidade.

Gostou? Quem sabe a sua próxima oportunidade não está aqui, conosco, na SportsJob. Cadastre seu currículo e concorra às nossas vagas!

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×