RECRUTADOR: Como montar um processo seletivo.

Human Resources

Planejar o processo de contratação em detalhes é fundamental para se contratar a pessoa certa para o lugar certo, e com isso diminuir o turnover da organização, evitando custos com desligamento e retomada do processo seletivo do zero.

Dicas para esse planejamento:

  • Descrição da vaga – Bom título ou nome do cargo, para atrair o candidato certo. Saber os objetivos, deveres, responsabilidades, remuneração, enfim conhecer detalhadamente todas as necessidades da vaga com precisão.
  • Definição do perfil do profissional desejado – Qualificações que o profissional deve apresentar, habilidades, formação, características comportamentais, se a vaga exige ou não experiência.
  • Anúncio da vaga – Um meio muito utilizado no momento é postar a vaga em canais como sites de recrutamento especializados, ou “trabalhe conosco” da organização, etc.
  • Triagem dos currículos – Filtro para desconsiderar os currículos que não são relevantes para a vaga.

Feito isso, como encontrar o profissional ideal?
No perfil do usuário estão informações acadêmicas, experiências profissionais, habilidades pessoais e linguísticas, empresas em que o profissional trabalhou, entre outros. Com essas informações você já selecionou os que mais se aproximaram do perfil desejado, mas é possível conhecer mais desses candidatos através de suas redes sociais.  Ali as pessoas revelam muito sobre seu estilo de vida, seu tipo de personalidade, os assuntos que são do seu interesse e até como interagem com os outros. Com esse conhecimento você irá entender melhor esses candidatos e saber se são o tipo de pessoa que você deseja contratar em sua organização.
Definidos alguns candidatos que mais se encaixam na vaga, então é a hora de marcar as entrevistas. Elas estão entre as etapas mais importantes do processo de contratação,  podem ser presencial ou por videoconferência online.

Veja algumas perguntas na entrevista que ajudam a conhecer melhor cada candidato:

  • Por que você acha que deve ser contratado? – Com essa resposta você irá saber se o candidato pesquisou sobre a empresa e a vaga
  • Fale sobre você: – Ajuda a perceber se o candidato está mais voltado a falar sobre sua vida pessoal ou profissional, se tem habilidade para resumir seu histórico
  •  O que você mudaria em seu último emprego? – Saber se ele possui ética quando fala de empregos anteriores
  • Como você reage quando não concorda com seu coordenador? – Saber se o candidato é diplomático, sabe argumentar
  • Com que tipo de pessoa você tem dificuldade de trabalhar? – Saber se o candidato sabe ser educado em situações negativas, se tem facilidade em trabalhar em equipe
  • O que você faz durante seu tempo livre? – Conhecer um pouco do seu lado pessoal

“Contrate caráter, treine habilidades”

Peter Schutz

O objetivo principal das perguntas deve ser separar os candidatos que são apenas médios daqueles que têm potencial para ocupar o cargo pretendido.
Dos que tem potencial para ocupar o cargo pretendido, muitas empresas continuam o processo seletivo aplicando:

  • Testes escritos e ou de idiomas – conforme a necessidade da vaga.         
  • Avaliação prática – de acordo com o cargo que será ocupado.
  • Dinâmicas comportamentais – importante para saber se o futuro colaborador é comunicativo, proativo, empático, objetivo, entre outros pontos.
  • Teste psicológicos – é um método de investigação e avaliação que permite identificar determinadas características dos candidatos. É útil para mensurar fatores como o nível de inteligência e traços de personalidade. Os testes psicológicos só podem ser realizados por psicólogos. Existe uma enorme variedade de modelos de testes.
  • Testes de perfil comportamental – gestores de RH também utilizam muito esses testes para identificar competências emocionais predominantes, eles garantem maior eficiência para entender as características e particularidades de cada um.
  • Gamification ou gamificação – é uma técnica que usa jogos para diversas situações, é uma das ferramentas mais modernas usadas no processo seletivo. Essa ferramenta propõe estímulos como passar de fase, ganhar um prêmio ou aumentar a pontuação, por exemplo, para atingir determinado objetivo. Essa técnica atrai profissionais que gostam de ser desafiados e incentivados e constrói uma imagem mais positiva da empresa, que mostra a preocupação em se manter atualizada e fornecer as melhores condições possíveis antes mesmo da contratação. É uma ferramenta que ajuda a avaliar como o indivíduo se comporta sob pressão, se é colaborativo com os colegas e ainda se é capaz de apresentar soluções criativas.

IMPORTANTE: Na hora de optar por uma dessas ferramentas, analise se o método escolhido está em conformidade com o objetivo da contratação.

Vale lembrar que não existe perfil correto, nem reprovação nessas avaliações. Cada tipo de candidato se encaixará melhor em cada tipo de vaga existente e o critério de seleção depende dos objetivos da vaga e identidade da organização. DICA: O recrutador deve também estar aberto para contratação de pessoas sem experiência, se a vaga assim permitir. Essas contratações podem ser um bom investimento, além de ser uma contratação mais econômica, os mais jovens têm o vigor de quem está iniciando a carreira e o ímpeto por realizar diferentes tarefas com o desejo de crescer. Não possuem vícios adquiridos em outras companhias tornando mais fácil ser moldado no perfil da sua organização.

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