Streaming esportivo: canais apostam em transmissões para todas as telas e ganham novos concorrentes

Foto para site – matéria streaming

Foi-se o tempo em que, para acompanhar um evento esportivo, era preciso estar necessariamente in loco ou depender das transmissões das emissoras de TV. O mercado esportivo cresceu muito na última década e com ele foram surgindo cada vez mais opções e formatos para o consumo multiplataforma de esportes. Isto é: está cada vez mais fácil assistir ao seu time ou esporte preferido onde quer que você esteja, independentemente do tamanho da tela.

A mudança de hábito de consumo provocou uma verdadeira revolução no mercado de transmissões esportivas. A TV deixou de ser a única forma de acompanhar os mais diversos campeonatos e permitiu a entrada de empresas externas a este setor. Facebook e Twitter, por exemplo, deixaram de ser somente redes sociais e tornaram-se competidores neste mercado cada vez mais competitivo. Nos Estados Unidos, o Youtube oferece a Youtube TV, serviço que transmite mais de 60 canais de TV, incluindo redes como a ESPN, Fox, ABC, CBS, Disney Channel, National Geographic, entre outros.  Tudo por um valor de US$35.

Mas o que isso tudo quer dizer? É o fim da TV por assinatura? A internet vai comandar o consumo de notícias e esportes no futuro? Dúvidas e especulações dos mais diversos tipos surgem com todas essas mudanças. A tecnologia está evoluindo rápido e com isso consequentemente apareceram novos meios de consumir conteúdo. As empresas que não se adequarem a isso estão com seu futuro comprometido, uma vez que hoje em dia as pessoas querem acompanhar as notícias e as transmissões esportivas onde quer que estejam, seja no celular, no tablet, no computador do escritório, ou no conforto de casa.

Neste cenário, os grandes grupos de mídia em todo o mundo precisaram se reinventar. Os canais de TV, aberta ou por assinatura, perceberam que não é mais possível fornecer conteúdo exclusivamente para a TV e com isso criaram os chamados aplicativos de TV everywhere, ou seja, TV em qualquer lugar. Pioneira neste tipo de solução no mercado brasileiro, a ESPN lançou o WatchESPN ainda em 2010. No Brasil, canais como Fox Sports (app Fox+) e SporTV (Globosat Play) também oferecem o mesmo tipo de serviço, sendo que o Grupo Globo ainda conta com o app Premiere para as transmissões do Campeonato Brasileiro séries A e B.

Pertencente ao grupo Turner, o Esporte Interativo é um dos maiores exemplos da revolução trazida pela internet ao mercado de transmissões esportivas. A marca, que começou como um canal de TV transmitido via antena parabólica, tornou-se um canal de TV por assinatura e, em 2018, anunciou o encerramento da atividade de seus canais lineares na TV paga para dedicar-se somente ao mercado digital. Em parceria com o Facebook, o Esporte Interativo realiza transmissões da Champions League. Em paralelo, o EI também conta com seu aplicativo EI Plus para demais transmissões. Na TV fechada, a marca seguirá somente com a parceria de conteúdo esportivo para a exibição de partidas da Champions League e ainda alguns times da série A do Campeonato Brasileiro nos canais Space e TNT, também pertencentes à Turner.

No último mês de agosto, o Grupo Record foi mais um a investir no mercado de streaming, que nada mais é do que a transmissão de eventos e conteúdo pela internet. Com o lançamento do aplicativo PlayPlus, a emissora é mais uma a  distribuir seu conteúdo em um novo formato que não somente a TV. Para isso, a Record se uniu a outros parceiros de conteúdo como a ESPN, Play Kids e Fish TV. A proposta é oferecer a transmissão de todo o conteúdo da Record e dos demais parceiros através da assinatura do aplicativo em pacotes que vão de R$12,90 a R$32,80.

O crescimento do mercado dos aplicativos de transmissão online é justificada pela praticidade de consumir conteúdo a qualquer hora e lugar. Grande parte do público, em especial as novas gerações, não querem mais esperar para assistir a um programa específico sabendo que é possível assistir a qualquer hora pela internet, com a facilidade de um clique. Os eventos ao vivo, no entanto, seguem como o grande diferencial do mercado de conteúdo em esportes, uma vez que nenhum torcedor quer saber o resultado da partida do seu time depois que o jogo acabou.

Embora as transmissões online tenham trazido muitas mudanças, pesquisas indicam que o público que consome conteúdo esportivo ainda tem como primeira opção assistir na TV os jogos do seu time e os eventos dos seus esportes preferidos. A tela grande da TV é ainda a preferida pelo conforto que proporciona, além da possibilidade de juntar a família e os amigos para acompanhar a um jogo, algo que tradicionalmente ocorre por parte do público que consome as transmissões esportivas.

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