Suas Redes Sociais e seu futuro emprego

suas-redes-sociais

Uma coisa não podemos negar: as redes sociais já fazem parte da nossa vida em sociedade. Compartilhar uma opinião no Facebook, replicar um meme no Twitter e uma matéria no LinkedIn além de, claro, fazer um vídeo ao vivo daquele show bacana no Instagram.
Quem nunca, não é mesmo?
E assim como você posta, também acompanha o que estão dizendo seus amigos, familiares e colegas de trabalho na rede. E você não é o único. Atualmente, para escolher o melhor candidato, os recrutadores das empresas vão além do currículo na hora de contratar. Olhar as redes sociais dos profissionais já faz parte do processo seletivo.
Mas será que isso influencia alguma coisa na escolha? Os profissionais de RH dizem que sim. Uma recente pesquisa feita pela empresa de recrutamento Robert Half apontou que 44% das empresas brasileiras desclassificam candidatos a uma vaga de emprego devido à má utilização das redes sociais. Por isso, vale ficar atento ao que não é bacana enquanto procura por um novo emprego e também quando já estiver trabalhando.
Vamos conferir as principais dicas? Vem com a gente:

Pense antes de publicar
As linhas do tempo são lotadas de posts com informações falsas e erros de português.  Antes de publicar alguma coisa, confira se escreveu corretamente e se a informação é verdadeira. Além disso, outros conteúdos devem ser evitados por serem negativos, como palavrões e indiretas.

Nem tudo é piada
Às vezes, uma piada pode ofender — mesmo que essa não tenha sido a intenção. Avalie o tom do post e nunca faça comentários ofensivos disfarçados de piadas. Brincar com as minorias está fora de cogitação: as empresas valorizam quem sabe lidar com a diversidade.

Publique com moderação
Crie uma rotina para seus posts e uma frequência tolerável para se expor online. Quem escreve demais parece que está viciado, comportamento que pode prejudicar a produtividade e ser malvisto pelos chefes.

Rede social não é terapia
Desabafar, falar mal do chefe, do cliente, reclamar do salário. Nada disso é legal para sua imagem pessoal. Se um recrutador se deparar com esse tipo de comentário no seu perfil, ele pode colocá-lo no fim da lista de profissionais a contratar.

Uma imagem fala mais do que mil palavras
Já ouviu este ditado, não é mesmo? Pois apesar de clichê, ele é absolutamente real. Ou seja, aquela foto da festa do último fim de semana que mostra que você passou dos limites no volume de álcool consumido, talvez devesse ficar apenas no seu celular.

Seja coerente
As redes sociais devem refletir quem você é na vida real. Não adianta se esconder atrás da tela e criar uma imagem diferente da mostrada no trabalho. As pessoas percebem a incoerência e ficam em dúvida sobre a personalidade.

Uma dica bacana é que você use suas redes sociais para compartilhar conhecimento. Nesse sentido, participar de grupos da sua área é uma excelente maneira não apenas de compartilhar, mas de receber conhecimento. E também de aumentar sua rede de relacionamentos. Aposte nisso!

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×