Tempo perdido: confira 10 hábitos que são inimigos da produtividade no trabalho

Dicas de Produtividade – imagem para site

Você já parou para pensar que durante o dia a dia está sempre correndo contra o tempo? Desde a hora que sai de casa para trabalhar, o horário fixo que tem para o almoço, aquela reunião que você não pode chegar atrasado ou aquele projeto que você precisa enviar dentro do prazo… Estamos sempre de olho no relógio para conseguir fazer tudo e ainda assim fica aquela sensação que falta tempo, que o dia precisa ser maior. Para te ajudar a aumentar a produtividade no trabalho, separamos algumas dicas para evitar que perca tempo nas pequenas coisas no cotidiano.

1) Dormir pouco
Se você é daqueles que dormem tarde e acordam cedo todos os dias, atenção! Sinal de alerta ligado. Segundo estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), dormir menos que sete horas por noite é tão prejudicial à saúde quanto fumar cigarros, aumentando consideravelmente os riscos de ataque cardíaco. Fora isso, no dia a dia, esse hábito diminui bastante o seu poder de foco e concentração.

2) Whatsapp
Uma das ferramentas que mais trouxe agilidade nas comunicações pessoais e profissionais nos últimos anos, o Whatsapp também pode jogar contra a sua produtividade no trabalho. Cuidado com o uso excessivo do aplicativo. Durante o expediente, procure utilizar o serviço só para resolver necessidades profissionais ou as mais urgentes da sua vida pessoal. Fuja dos grupos da família e amigos com piadas, vídeos e fotos durante o tempo em que estiver trabalhando e economize preciosos minutos no seu dia a dia.

3) Redes sociais
Se o uso das redes sociais não fizer parte do seu escopo de trabalho, a recomendação é que não abra seus perfis durante o expediente. Guarde suas curtidas e comentários para o seu tempo de folga ou durante os intervalos como o horário de almoço ou a pausa para um café.

4) Reuniões
Alguns profissionais e empresas possuem o hábito de marcar reuniões em excesso. Uma agenda tomada por reuniões compromete a sua produtividade, uma vez que fica sem tempo para trabalhar em projetos e ações que precisa. Antes de começar a semana, verifique se de fato precisa estar presente em todas as reuniões agendadas. A pontualidade para o início das reuniões também contribui para a economia de tempo, assim como a realização de encontros rápidos, de no máximo meia hora.

5) Emails
Quem trabalha em escritório ou em atividades que requererem o uso de computador sabe bem que os emails são uma verdadeira ‘praga’. Parece que quanto mais você responde, mais eles chegam. Por isso, não interrompa o que estiver fazendo sempre que chegar um email novo. Priorize suas tarefas e reserve horários específicos no seu dia para responder emails, caso contrário, a sensação será a de enxugar gelo e você nunca irá concluir o que precisa.

6) Multitarefa
Poucas pessoas de fato tem a habilidade de ser multitarefa, ou seja, fazer várias coisas ao mesmo tempo e ser bem sucedido em todas elas. Se não é o seu caso, tenha foco! Faça uma tarefa por vez, bem executada. Isso levará menos tempo do que querer fazer tudo simultaneamente, o que provavelmente irá gerar retrabalho por conta de erros que passaram despercebidos.

7) Adiar tarefas difíceis
Nos seus tempos de escola você costumava deixar para resolver as perguntas mais difíceis da prova no fim? Cuidado ao repetir essa estratégia no ambiente de trabalho. Algumas situações no dia a dia demandam mais tempo e esforços para serem solucionadas. Priorize essas tarefas para o início do dia, que é o momento em que tem mais disposição e energia para resolver problemas. Se deixar para o fim do expediente, provavelmente não irá fazer o que precisa e com isso os problemas vão se tornando uma bola de neve.

8) Resolver tudo sozinho
Se você é daqueles que quer abraçar o mundo fazendo tudo sozinho, é melhor rever seus conceitos… Delegar tarefas é tão importante quanto executá-las, portanto, converse com a sua equipe para que tenha ajuda se estiver sobrecarregado. Se você exerce cargo de liderança, mais um motivo para delegar. Você não conseguirá tomar as decisões mais estratégicas se estiver cheio de atividades operacionais para executar.

9) Perfeccionismo
Querer fazer as coisas bem feitas é essencial, mas perder mais tempo do que elas exigem é um erro. Se empenhe para fazer o melhor sempre, mas não dedique mais tempo a uma tarefa do que ela merece. Ficar muito tempo em uma mesma atividade atrasa o restante dos objetivos que tem a cumprir, portanto, ser ágil é tão importante quanto fazer bem feito. Procure reparar no tempo que tem levado para realizar suas atividades cotidianas e reavalie cada uma delas se for o caso.

10) Não parar quando estiver cansado
Lembre-se que você é humano e não uma máquina. É importante que faça intervalos durante o seu trabalho para ir ao banheiro, tomar água e mesmo tomar um café ou um fazer lanche rápido. Não se pode trabalhar por mais de 3 horas consecutivas sem um intervalo de 5 minutos para atender aos chamados do corpo para realizar necessidades fisiológicas ou se reidratar. Seguir trabalhando por horas e horas consecutivas pode te deixar com dor de cabeça, fadiga e acabar com todo o seu poder de foco.

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