Quer trabalhar com esporte? Carreiras para atuar!

Você já decidiu que quer seguir na carreira esportiva, mas tem dúvidas em que áreas poderá atuar? Aqui vamos dar algumas dicas. Lembrando que cada vez mais tem sido reconhecida a importância de exercícios físicos, quem optar por uma carreira na área de educação física encontrará diferentes oportunidades para desenvolver sua carreira profissional.

  • PROFESSOR ESCOLAR – É preciso ter diploma em licenciatura em Educação Física. Na educação infantil e ensino fundamental a Educação Física é uma disciplina que favorece o desenvolvimento motor da criança. Além de contribuir para desenvolver habilidades nos esportes, faz com que a criança aprenda a conviver, a trabalhar, a cooperar e a respeitar o outro. No ensino médio o papel do professor de Educação Física é preparar o aluno para que saiba cuidar do corpo e a importância das práticas esportivas, tendo em vista sua qualidade de vida. O ambiente escolar permite que sejam trabalhadas muitas atividades diversificadas. Além disso, grande parte dos professores de horário letivo, também dão aula nas atividades extraclasse, como as escolinhas esportivas.

 

  • TREINADOR DE INICIAÇÃO ESPORTIVA – Geralmente a iniciação esportiva é o primeiro contato da criança com algum tipo de esporte. Para seguir essa área o profissional deve ter afinidade com o púbico infantil. Por ser uma iniciação da criança no esporte, deve ocorrer de maneira descontraída e divertida. A iniciação esportiva contribui com muitos benefícios para as crianças, como melhor coordenação, maior concentração e rapidez de reflexos. Os programas de iniciação esportiva também favorecem na formação integral da criança como desenvolvimento físico, psicológico, cognitivo e social, promovendo um estilo de vida saudável na vida adulta. A especialização esportiva precoce vem sendo cada vez mais usada por professores em clubes e escolas.

 

  • TREINADOR PROFISSIONAL – Tanto pode dirigir as atividades de uma equipe como de um único atleta. A grande maioria dos treinadores é de ex-jogadores ou ex-atletas da modalidade em que estão envolvidos, ou mesmo gostavam muito de determinado esporte. Um treinador profissional não precisa necessariamente ter formação acadêmica, mas precisa conhecer técnicas, táticas, saber criar planos. Ser treinador é uma boa forma de se manter dentro do esporte que se identifica. Geralmente o início da carreira de um treinador é como assistente de treinador.

 

  • PREPARADOR FÍSICO – No mundo dos esportes a preparação física é fundamental para obtenção de bons resultados, seja na modalidade que for. Dessa forma, o acompanhamento de um bom preparador físico aumenta as chances de sucesso para o atleta ou equipe em uma competição. O preparador físico é um profissional formado em áreas da saúde ou esporte, como a Educação Física e deve buscar especializações relacionadas à anatomia, fisiologia, fisiologia do exercício, nutrição esportiva, cinesiologia, biomecânicae também sobre a modalidade a ser desenvolvida. O preparador físico pode atuar tanto com profissionais, como com amadores. Atualmente, devido a importância da atividade física que cada vez mais se conhece para manutenção e promoção da saúde, algumas pessoas acabam optando por treinar de forma profissional e por isso, o papel do preparador físico tem ganhado cada vez mais aceitação junto à sociedade.

 

  • ANALISTA DE DESEMPENHO – O analista de desempenho é um profissional que trabalha na análise de jogo tanto da própria equipe, geral e individualmente, como do adversário. Ele compõe a comissão técnica de uma equipe. Com a ajuda da tecnologia, o analista consegue identificar quais são as principais habilidades de cada jogador, além dos seus pontos que precisam ser melhorados. Essa análise prévia ajuda o treinador nas tomadas de decisões, fazendo grande diferença no momento da atuação do atleta. Existem profissionais formados em Educação Física, Esportes, Jornalismo, Administração, Estatísticas, entre outros. Ou seja, para se formar na área, basta estar atualizado em funções voltadas ao desempenho dos atletas para mostrarem o seu melhor. O mais indicado é fazer cursos, assistir a palestras e ler artigos e livros sobre o assunto.

 

  • OLHEIRO – É um profissionalque tem como atividade observar desportistas, especialmente no futebol, para descobrir novos talentos. Para isso, ele procura entre crianças e jovens, que ainda não estão no mercado, ou entre jogadores experientes. O importante é que se encaixe no perfil de atleta que o clube está buscando naquele momento. Nos últimos tempos, os profissionais que trabalham procurando talentos, tem se qualificado cada vez mais, o que atrai muitos educadores físicos. O futebol é o esporte com mais espaço para aqueles que desejam seguir essa profissão. Apesar disso, as outras modalidades, embora em um volume mais baixo de oportunidades, também proporcionam essas possibilidades aos profissionais de educação física.

 

  • COACH ESPORTIVO – É um profissional que pode trazer diversos benefícios para a performance de equipes e auxilia no desenvolvimento individual de atletas. Esse profissional é especialista em preparar equipes esportivas e consegue trabalhar questões fundamentais para o desenvolvimento dos atletas. A principal função atribuída a ele é fazer com que todos tenham um autoconhecimento, para que possam aproveitar de uma forma mais positiva suas habilidades, dando o melhor de si e tendo como consequência um aumento de produtividade. É dever do coach esportivo fazer com que os atletas se conheçam, saibam o seu potencial e tenham confiança em si mesmo e uns nos outros.

 

O profissional de Educação Física é privilegiado por poder optar por muitas áreas dentro de uma só profissão. Contudo, esse aspecto positivo, traz muitas dúvidas entre qual caminho seguir. Para aqueles que ainda estão em formação, o mais indicado é que experimentem todas ou o máximo que conseguirem. Vivenciando as possibilidades, é possível destacar aquela que mais chama atenção. A partir daí é o momento de investir em cursos, especializações e buscar sempre ser o melhor na carreira esportiva escolhida.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×