Vai montar o seu currículo? Confira informações que você deve ou não utilizar

Cópia de Imagem currículo para site

O currículo profissional é ainda a melhor forma de se apresentar a uma empresa durante um processo seletivo. Seja em versão impressa, digital, ou em formulário a ser preenchido nos sites de recrutamento como a SportsJob, é no currículo que inserimos todas as informações sobre a nossa formação e experiências profissionais.

Algumas dicas para a elaboração do currículo são básicas, mas vale reforçar! Logo de cara é preciso saber que o Português deve estar perfeito, sem erros. Revise tudo o que escreveu com um corretor ortográfico e, se precisar, peça a ajuda de um amigo para evitar a má impressão de entregar algo com erros. Além disso, confira alguns termos e informações que você deve evitar na hora de preencher este documento que é a sua apresentação profissional.

1) Pontos fortes e fracos
O importante aqui é falar a verdade, sem parecer arrogante ou demonstrar as suas fraquezas. Essa parte é dispensável na apresentação do currículo e pode ser deixada para a hora da entrevista. Ao abordar seus pontos fortes numa conversa, mencione o que acha melhor em você e dê exemplos de como eles já te ajudaram em situações de trabalho. Ao falar de seus pontos negativos, seja sincero, mas diga como está trabalhando para melhorar esta fraqueza. Por exemplo: “Tenho dificuldades com inglês, mas desde o ano passado me matriculei em um curso particular”.

2) Não falar em primeira pessoa
Ao montar o seu currículo, não utilize a primeira pessoa para descrever sua formação ou experiência. Ao invés de usar “Eu me formei em Educação Física pela Universidade ABC e tenho especialização em Marketing Esportivo pela XYZ”, prefira “Formado em Educação Física pela Universidade ABC e com especialização em Marketing Esportivo pela XYZ”.

3) Desempregado
Não mencione que você está sem posição no mercado de trabalho atualmente. Falar de sua última experiência já é o suficiente. Deixe para dizer que busca recolocação profissional durante a entrevista, seja ela feita por telefone ou pessoalmente.

4) Pré-requisitos básicos
Cuidado ao colocar no seu currículo informações sobre você que são esperadas para qualquer candidato. Falar que é honesto, responsável, pontual, educado ou que é focado nos resultados da empresa são características que se espera de qualquer um, portanto, desnecessárias.

5) Experiências profissionais
Seja breve ao mencionar o que fez em cada empresa que trabalhou. Liste suas principais responsabilidades e os projetos que desenvolveu e participou. Listar as atividades em tópicos é uma boa ideia para evitar texto excessivo e facilitar a leitura. Lembre-se de colocar somente as experiências mais relevantes de sua carreira, em especial as relacionadas com a vaga que está se candidatando.

6) Uso de siglas
Quem contrata nem sempre é especialista na sua área. Por isso, fuja de siglas. Se necessário utilizá-las, coloque entre parênteses o seu significado, para não restar dúvidas sobre o que foi mencionado.

7) Especialista ou expert
Cuidado ao utilizar estes termos. Ao dizer que é especialista ou expert em determinada atividade, você deve simplesmente dominar tudo que diz respeito a ela. Dizer que é especialista mas não saber responder alguma pergunta sobre o tema pode te colocar em desvantagem em relação a outros candidatos. Só utilize esses termos se realmente for algo que você estudou ou se preparou muito para aquilo.

8) Informações pessoais
Algumas informações são desnecessárias para o seu currículo como a sua data de nascimento, número de seus documentos, sua pretensão salarial ou hobbies. Você pode até mencionar a sua idade, se achar necessário, mas questões e informações pessoais devem ser deixadas de lado na elaboração do currículo. Informações de contato como email e telefone são fundamentais e devem estar logo no início do documento.

9) Email pouco profissional
Se o seu email pessoal é antigo, dos tempos em que você usava o ICQ, MSN, ou outras ferramentas de bate papo, cuidado! Um recrutador não vê com bons olhos um email muito informal, com apelidos ou com o seu nome no diminutivo, por exemplo. Se não estiver seguro com o seu email atual, vale criar uma nova conta seguindo o padrão de um endereço com nome e sobrenome.

10) Redes sociais
Você deve inserir os links de seus perfis sociais apenas se estiverem relacionados à sua vida profissional. Se você é um professor de Educação Física, por exemplo, e em seu perfil no Instagram ou Facebook compartilha vídeos de treinos e atividades que realiza com seus alunos, o link de seus perfis é uma alternativa interessante para passar mais informações ao recrutador. No entanto, se você expõe demais a sua vida pessoal e é do tipo que gosta de causar polêmica, com fotos ou discussões em suas postagens, não compartilhe seus perfis. A recomendação neste caso é deixar seus perfis no modo privado. Lembre-se que o seu currículo é a sua primeira imagem para o recrutador, logo deve causar a melhor impressão possível.


FICA A DICA!
Ao cadastrar o seu currículo na área de assinantes da SportsJob, você cria uma versão digital do seu currículo com um layout moderno e atrativo. É possível imprimir esse arquivo para apresentar aos recrutadores durante a entrevista. Aproveite essa facilidade e se cadastre!

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

cadastre seu currículo e faça
da sua paixão a sua carreira

×